Tomada de Decisão como Categoria do Cotidiano: uma experiência de contextualização

  • Edson Pereira Barbosa Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop.
Palavras-chave: Matemática Financeira, Lógica Fuzzy, Modelo dos Campos Semânticos, Modelagem Matemática, Produção de Significados,

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar e apresentar reflexões acerca de uma experiência pedagógica em que a contextualização ocorre baseada na tomada de decisão como categoria do cotidiano e, na qual o Modelo dos Campos Semânticos (MCS) é adotado como orientação didática. Na situação analisada os envolvidos na atividade – alunos e professor – foram convidados a produzir enunciados e tomar decisões relacionadas a um problema matemático-financeiro. Com essa experiência verificou-se que adotar como problema a ser discutido uma demanda dos alunos foi importante para constituir um espaço comunicativo em que a tomada de decisão mobilizou a produção de significados matemáticos e não matemáticos; Também reforçou a importância do professor assumir a gestão do currículo ao trabalhar com problemas contextualizados.

Biografia do Autor

Edson Pereira Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop.

Licenciado em Matemática pela UNEMAT, Especialista em Matemática pela UNICAMP, Mestre em Educação pelo IE/UFMT, Doutor em Educação Matemática pelo IGCE da UNESP/ Rio Claro. Professor Adjunto do Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop.

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Publicado
2018-07-05
Como Citar
BARBOSA, E. P. Tomada de Decisão como Categoria do Cotidiano: uma experiência de contextualização. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 25, 5 jul. 2018.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)