Raciocínios Presentes em Uma Sequência Didática Desenvolvida com Alunos do Ensino Fundamental Utilizando o Software Graphmatica

  • Antonio Sales UEMS
  • Anderson Martins Corrêa IFMS
  • Maria José Santana Vieira Gonçalves Colégio Militar - Campo Grande
  • Ana Paula Souza UEMS
Palavras-chave: Raciocínio Matemático. Nativos Digitais. Homo Zappiens.

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa desenvolvida com alunos do ensino fundamental mediando uso de um recurso tecnológico de aquisição gratuita. Mediante uma sequência didática foram construídos gráficos das funções linear e quadrática e induzido um processo de argumentação visando o desenvolvimento dos raciocínios abdutivo e indutivo. A análise se processou na perspectiva fenomenológica a partir dos discursos escritos dos sujeitos e apontam para a possibilidade de que os raciocínios apontados sejam desenvolvidos e para o desenvolvimento de um processo de investigação e aprendizagem de conceitos matemáticos em um ambiente de ordenação não linear.

Referências

BICUDO, M.A.V.(Org.). Filosofia da Educação Matemática: fenomenologia, concepções, possibilidades didático-pedagógicas. São Paulo: UNESP, 2010.

CHEVALLARD, Yves; BOSCH, Marianna; GASCÓN, Josep. Estudar Matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

DEMO, P. A força sem força do melhor argumento: ensaio sobre “novas epistemologias virtuais. Brasília: IBICT, 2010.

NÉRI, I.C. Guia do Usuário Graphmatica. São Paulo, 2007. Disponível nos sites de busca

PEIRCE, Charles Sanders. Escritos coligidos. 3.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Pensadores)

PRENSKY, M. Nativos Digitais Imigrantes Digitais. De On the Horizon (NCB University Press, Vol. 9 No. 5, Outubro 2001)

SANDHOLTZ, J. H.; RINGSTAFF, C.; DWYER, D.C. Ensinando com Tecnologia: criando salas de aula centradas nos alunos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

SANTAELLA, L. Navegar no Ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

SILVA, J. M.O.; LOPES, R. L. M.; DINIZ, N. M. F.. Fenomenologia. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 61, n. 02, p.254-257. mar./abr.2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000200018 >Acesso em: 28 de abril de 2014.

VALENTE, J.A. O uso Inteligente do Computador na Educação. In: Pátio - revista pedagógica. Editora Artes Médicas Sul, Ano 1, Nº 1, pp.19-21, 1997.

VEEN W.; VRAKKING, B. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Publicado
2014-06-01
Como Citar
SALES, A.; CORRÊA, A. M.; GONÇALVES, M. J. S. V.; SOUZA, A. P. Raciocínios Presentes em Uma Sequência Didática Desenvolvida com Alunos do Ensino Fundamental Utilizando o Software Graphmatica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 7, n. 13, 1 jun. 2014.