Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática (EOS): um panorama das pesquisas na América Latina

  • Carmen Teresa Kaiber Ulbra
  • Andrielly Viana Lemos ULBRA
  • Luis R. Pino-Fan
Palavras-chave: Enfoque Ontossemiótico. Educação Matemática na América Latina. Ensino e Aprendizagem da Matemática. Formação de Professores de Matemática.

Resumo

Propõe-se, neste artigo, apresentar um panorama da utilização do Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática (EOS) como aporte teórico em investigações no âmbito da Educação Matemática, a partir da análise de pesquisas realizadas na América Latina nos últimos dez  anos. O EOS tem se apresentado como um constructo teórico em evolução, e que tem sido tomado como referência em trabalhos de investigação em diferentes países. Considera-se importante a realização deste mapeamento pois, além de permitir um olhar sobre como este conjunto de noções teóricas está sendo abordado nas pesquisas, identificando as diferentes perspectivas e possibilidades de investigações a partir do mesmo, permite, também, revelar aspectos dos caminhos da pesquisa em Educação Matemática no continente latino-americano. Com este propósito, estão sendo tomadas as investigações apresentadas nos anais da Reunião Latinoamericana de Matemática Educativa – RELME, da Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM e do Congresso Iberoamericano de Educação Matemática – CIBEM.

Biografia do Autor

Carmen Teresa Kaiber, Ulbra
Doutora
Andrielly Viana Lemos, ULBRA
Doutora

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Publicado
2017-12-21
Como Citar
KAIBER, C. T.; LEMOS, A. V.; PINO-FAN, L. R. Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática (EOS): um panorama das pesquisas na América Latina. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 23, 21 dez. 2017.
Seção
Educação Matemática na América Latina