Práticas Compartilhadas e Trabalho Colaborativo em Educação Matemática nos Anos Iniciais: a formação continuada de professoras em um grupo de estudos

  • Marcielli de Lemos Cremoneze Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí.
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí.
Palavras-chave: Práticas Colaborativas, Educação Matemática, Reflexão., Formação Continuada

Resumo

O artigo aborda questões ligadas ao processo de formação continuada com base na prática reflexiva em um ambiente de práticas pedagógicas compartilhadas, além de apresentar a dinâmica de um grupo colaborativo em Educação Matemática como ferramenta promissora no processo de ensino e aprendizagem de professoras dos anos iniciais. O objetivo central do estudo é destacar as contribuições do grupo colaborativo no processo de reflexão do fazer docente. A metodologia adotada se inscreve no campo dos estudos qualitativos, de caráter descritivo-analítico, em que os dados são coletados durante as reuniões com as integrantes. Os resultados apontam que as experiências compartilhadas no grupo colaborativo permitem um leque de discussões e reflexões acerca dos episódios de aulas e que a prática colaborativa em Educação Matemática é um mecanismo promissor para o processo do aprender a ensinar a partir do exercício da prática.

Biografia do Autor

Marcielli de Lemos Cremoneze, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí.

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí.
Pós-Doutor em Psicologia da Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP, Câmpus Bauru. Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Câmpus de Naviraí) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS atuando na linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo". Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (FCT-UNESP) com Programa Intercalar em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa - Portugal (Doutorado Sanduíche); Mestre em Educação pela UNESP, área de concentração em Educação Infantil e Matemática; Licenciado em Pedagogia, Habilitação para o Magistério da Educação Infantil, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Câmpus Três Lagoas). Atua na área de Educação e Educação Matemática com ênfase nos seguintes temas: Educação Infantil, Grupos Colaborativos, Formação de Professores para o ensino dos conteúdos matemáticos, Início da Docência, Crenças, Atitudes e Autoeficácia em relação à Matemática.

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Publicado
2020-01-07
Como Citar
CREMONEZE, M. DE L.; CIRÍACO, K. T. Práticas Compartilhadas e Trabalho Colaborativo em Educação Matemática nos Anos Iniciais: a formação continuada de professoras em um grupo de estudos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 30, p. 728-748, 7 jan. 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)