Complexidade, Matemática Formal e Matemática Espontânea

  • Lênio Fernandes Levy Universidade Federal do Pará (UFPA).
Palavras-chave: Complexidade, Matemática Formal, Matemática Espontânea.

Resumo

O presente texto é fruto de uma pesquisa qualitativa de cunho teórico-bibliográfico. Nele, dá-se ênfase à ideia e/ou à realidade da díade complexa preconizada por Edgar Morin, a qual é integrada por ordem e desordem. Visando-se a alguma compreensão da referida díade, ambos os tipos de matemática, o formal e o espontâneo, devem, conforme argumentos do autor deste artigo, ser trabalhados na escola. Embora distintos e até contraditórios ou antagônicos, os mencionados tipos complementam-se, o que guarda laços com o “princípio complexo dialógico”.

Biografia do Autor

Lênio Fernandes Levy, Universidade Federal do Pará (UFPA).
Sou Licenciado em Matemática (UFPA/1990), além de Mestre (UFPA/2003) e Doutor (UFPA/2013) em Educação Matemática. Exerço o cargo efetivo de Professor (Adjunto III) na UFPA. Encontro-me atualmente lotado no Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da referida universidade.

Referências

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Publicado
2019-02-21
Como Citar
LEVY, L. F. Complexidade, Matemática Formal e Matemática Espontânea. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, 21 fev. 2019.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)