Abordagem Investigativa em Aulas de Matemática: Princípios Balizadores para Ações de Formação de Professores

  • Denise Knorst da Silva UFFS
  • David Antonio da Costa Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Palavras-chave: Formação de Professores. Abordagem investigativa. Conhecimento Matemático para o Ensino. Educação Matemática.

Resumo

Este estudo integra uma pesquisa de doutoramento cuja temática é a abordagem investigativa em aulas de Matemática. O objetivo é explicitar princípios para uma ação de formação de professores orientada para a compreensão dessa abordagem e investigar a relação desse construto na mobilização do conhecimento matemático para o ensino. A metodologia tem por referência o exercício da prática reflexiva pela pesquisadora/formadora sobre processos formativos de sua trajetória profissional e se desenvolve pela revisão bibliográfica sobre temas relacionados às investigações e aos conhecimentos matemáticos para o ensino. Sustenta-se que ações de formação com base nos princípios para uma abordagem investigativa em aulas de Matemática podem mobilizar a constituição de conhecimento matemático para o ensino. Esses princípios têm a atenção sobre: i) concepções sobre ensino e aprendizagem de Matemática; ii) propósitos da abordagem investigativa; iii) posturas investigativas dos sujeitos; iv) gestão investigativa do trabalho pedagógico; v) avaliação na perspectiva investigativa.

Biografia do Autor

Denise Knorst da Silva, UFFS

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT/UFSC). Mestre em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS (UNIJUÍ). Licenciada em Ciências Plena, com habilitação em Matemática pela UNIJUÍ. Atualmente é docente da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Erechim. Pesquisadora em Educação Matemática Científica e Tecnológica, no grupo de Pesquisa EMCT.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP, com estágio no INRP/SHE - Institut National de Recherche Pédagogique/Service dHistoire de lÉducation, Paris-França (bolsista CNPq). Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras MOEMA, graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico e Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor associado do Departamento de Metodologia de Ensino e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina(PPGECT/UFSC). É pesquisador lider do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-SC. Membro fundador da GHEMAT-BRASIL: Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática.

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Publicado
2019-10-30
Como Citar
DA SILVA, D. K.; DA COSTA, D. A. Abordagem Investigativa em Aulas de Matemática: Princípios Balizadores para Ações de Formação de Professores. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 28, p. 272-291, 30 out. 2019.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)