Abordagem Investigativa em Aulas de Matemática: Princípios Balizadores para Ações de Formação de Professores
Resumo
Este estudo integra uma pesquisa de doutoramento cuja temática é a abordagem investigativa em aulas de Matemática. O objetivo é explicitar princípios para uma ação de formação de professores orientada para a compreensão dessa abordagem e investigar a relação desse construto na mobilização do conhecimento matemático para o ensino. A metodologia tem por referência o exercício da prática reflexiva pela pesquisadora/formadora sobre processos formativos de sua trajetória profissional e se desenvolve pela revisão bibliográfica sobre temas relacionados às investigações e aos conhecimentos matemáticos para o ensino. Sustenta-se que ações de formação com base nos princípios para uma abordagem investigativa em aulas de Matemática podem mobilizar a constituição de conhecimento matemático para o ensino. Esses princípios têm a atenção sobre: i) concepções sobre ensino e aprendizagem de Matemática; ii) propósitos da abordagem investigativa; iii) posturas investigativas dos sujeitos; iv) gestão investigativa do trabalho pedagógico; v) avaliação na perspectiva investigativa.
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