As Concepções de Professores de Outras Disciplinas sobre o Ensino e a Aprendizagem de Matemática
Resumo
Neste texto, investigamos as concepções de professores das disciplinas do currículo da Educação Básica, exceto Matemática. Objetivamos refletir sobre as concepções desses professores quanto ao ensino e aprendizagem da Matemática e sua relação com as demais disciplinas. Visamos, também, fornecer subsídios para Educação Matemática, projetando mudanças na prática docente, mediante o olhar do Outro, podendo minorar as dificuldades e melhorar o rendimento escolar. Nossos resultados apontam que os docentes detêm uma visão utilitarista da Matemática, concebendo-a, de modo geral, como ferramenta auxiliar em suas respectivas disciplinas bem como na vida futura dos alunos. Ademais, esses docentes consideram importante o trabalho interdisciplinar e por áreas, embora reconheçam haver grandes dificuldades na realização desse empreendimento. A pesquisa contribui, portanto, para refletir que, embora a Matemática tenha papel altamente significativo nas aplicações práticas do desenvolvimento atual, possui forma e conteúdo construídos pelo raciocínio, no campo mental, e esse caráter não pode ser negligenciado.
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