As Concepções de Professores de Outras Disciplinas sobre o Ensino e a Aprendizagem de Matemática

  • Amal Rahif Suleiman EE "Monsenhor Gonçalves"
Palavras-chave: Professores da Educação Básica. Concepções. Educação Matemática. Interdisciplinaridade

Resumo

Neste texto, investigamos as concepções de professores das disciplinas do currículo da Educação Básica, exceto Matemática. Objetivamos refletir sobre as concepções desses professores quanto ao ensino e aprendizagem da Matemática e sua relação com as demais disciplinas. Visamos, também, fornecer subsídios para Educação Matemática, projetando mudanças na prática docente, mediante o olhar do Outro, podendo minorar as dificuldades e melhorar o rendimento escolar. Nossos resultados apontam que os docentes detêm uma visão utilitarista da Matemática, concebendo-a, de modo geral, como ferramenta auxiliar em suas respectivas disciplinas bem como na vida futura dos alunos. Ademais, esses docentes consideram importante o trabalho interdisciplinar e por áreas, embora reconheçam haver grandes dificuldades na realização desse empreendimento. A pesquisa contribui, portanto, para refletir que, embora a Matemática tenha papel altamente significativo nas aplicações práticas do desenvolvimento atual, possui forma e conteúdo construídos pelo raciocínio, no campo mental, e esse caráter não pode ser negligenciado.

Biografia do Autor

Amal Rahif Suleiman, EE "Monsenhor Gonçalves"

PEB II das redes estadual e municipal de São José do Rio Preto - São Paulo - Matemática (Aposentada).

Mestra em Educação Escolar - UNESP/FCLAR- Araraquara - SP. ORCID:https://orcid.org/000-0002-3669-6332.

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Publicado
2020-06-12
Como Citar
SULEIMAN, A. R. As Concepções de Professores de Outras Disciplinas sobre o Ensino e a Aprendizagem de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 32, p. 1-25, 12 jun. 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)