Desafios da Prática Docente no Ensino de Matemática nos Anos Iniciais: um estudo a partir de três narrativas

  • Nathália Cristina dos Reis Braga Prefeitura Municipal de Icapuí, Escola de Ensino Fundamental Professora Mizinha.
  • Marcelo Bezerra de Morais Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Faculdade de Educação (FE), Departamento de Educação (DE). Programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino - UERN/UFERSA/IFRN).
Palavras-chave: Educação Matemática, Desafios, Docência, Cotidiano escolar

Resumo

Este artigo discute uma pesquisa cujo objetivo foi perceber quais desafios são enfrentados pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no cotidiano escolar, com relação ao ensino de Matemática, e como eles são encarados. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, a partir de entrevistas com três professores que atuam na rede pública de ensino do município de Icapuí, estado do Ceará. É possível apontarmos que muitos dos desafios encontrados pelos professores estão vinculados à sua formação inicial, às metodologias de ensino e aos recursos utilizados em sala de aula; elas também estão vinculadas à indisciplina e à omissão da família no processo de educação junto às escolas. Consideramos que estes desafios não devem ser encarados como inibidores da profissão do professor, mas, sim, como fatores que os impulsionem à novos saberes, intentando o aprimoramento das práticas de ensino.

Biografia do Autor

Nathália Cristina dos Reis Braga, Prefeitura Municipal de Icapuí, Escola de Ensino Fundamental Professora Mizinha.

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Especialização, em andamento, em Gestão Escolar (Faculdade Única de Ipatinga); Técnica em Gestão Pública da Prefeitura Municipal de Icapuí, atuando como auxiliar de secretaria escolar.

Marcelo Bezerra de Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Faculdade de Educação (FE), Departamento de Educação (DE). Programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino - UERN/UFERSA/IFRN).

Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estato do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino - UERN/UFERSA/IFRN). Licenciado em Matemática pela UERN e Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp - Campus Rio Claro). Membro do Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem) e do Grupo de Estudos do Pensamento Complexo (Gecom). E-mail: morais.mbm@gmail.com.

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PROFESSOR P2. Entrevista concedida a Nathália Cristina dos Reis Braga. Icapuí, 01, setembro, 2017. [A entrevista encontra-se transcrita em Braga, 2017].

PROFESSOR P3. Entrevista concedida a Nathália Cristina dos Reis Braga. Icapuí, 04, setembro, 2017. [A entrevista encontra-se transcrita em Braga, 2017].

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Publicado
2020-05-05
Como Citar
BRAGA, N. C. DOS R.; MORAIS, M. B. DE. Desafios da Prática Docente no Ensino de Matemática nos Anos Iniciais: um estudo a partir de três narrativas. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 31, p. 1-22, 5 maio 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)