A acolhida do Teorema da Incompletude de Gödel pelos matemáticos

  • Rosemeire de Fátima Batistela Universidade Estadual de Feira de SantanaDepartamento de Ciências ExatasÁrea de Educação Matemática
  • Henrique Lazari Universidade Estadual PaulistaCampus de Rio Claro/SP
  • Maria Aparecida Viggiani Bicudo Universidade Estadual PaulistaCampus de Rio Claro/SP
Palavras-chave: Teorema da Incompletude de Gödel (GIT). Bourbaki. Wittgenstein. Matemática. Método Axiomático. Metamatemática.

Resumo

Neste artigo apresentamos nosso entendimento sobre como alguns matemáticos acolheram os resultados estabelecidos pelo Teorema da Incompletude de Gödel. Compreendemos que a postura assumida por Bourbaki e revelada em suas obras diz desse modo de como os matemáticos recepcionaram este importante teorema bem como suas implicações. A atitude é de seguir fazendo Matemática com o mesmo ideal de formalização completa, mesmo ante a prova da existência de um conjunto não vazio de proposições verdadeiras e indecidíveis e consequentemente da incompletude de toda teoria que contenha a aritmética de Peano em sua formalização. Apresentamos também a perspectiva de Wittgenstein em relação ao TIG. Por fim, entendemos que esse teorema é compreendido pela comunidade como mensageiro da incompletude como uma característica da Matemática, não como um impedimento para o prosseguimento da atividade com sistemas formais e sim como um resultado revigorante para a Matemática.

Biografia do Autor

Rosemeire de Fátima Batistela, Universidade Estadual de Feira de SantanaDepartamento de Ciências ExatasÁrea de Educação Matemática

Universidade Estadual de Feira de Santana

Avenida Transnordestina, s/n - Novo Horizonte

CEP 44036-900 - Feira de Santana - Bahia

Departamento de Ciências Exatas - DEXA - Módulo V

Área de Educação Matemática - sala F

 

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Publicado
2020-05-02
Como Citar
BATISTELA, R. DE F.; LAZARI, H.; BICUDO, M. A. V. A acolhida do Teorema da Incompletude de Gödel pelos matemáticos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 31, p. 1-20, 2 maio 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)