A acolhida do Teorema da Incompletude de Gödel pelos matemáticos

  • Rosemeire de Fátima Batistela Universidade Estadual de Feira de SantanaDepartamento de Ciências ExatasÁrea de Educação Matemática
  • Henrique Lazari Universidade Estadual PaulistaCampus de Rio Claro/SP
  • Maria Aparecida Viggiani Bicudo Universidade Estadual PaulistaCampus de Rio Claro/SP

Resumen

Neste artigo apresentamos nosso entendimento sobre como alguns matemáticos acolheram os resultados estabelecidos pelo Teorema da Incompletude de Gödel. Compreendemos que a postura assumida por Bourbaki e revelada em suas obras diz desse modo de como os matemáticos recepcionaram este importante teorema bem como suas implicações. A atitude é de seguir fazendo Matemática com o mesmo ideal de formalização completa, mesmo ante a prova da existência de um conjunto não vazio de proposições verdadeiras e indecidíveis e consequentemente da incompletude de toda teoria que contenha a aritmética de Peano em sua formalização. Apresentamos também a perspectiva de Wittgenstein em relação ao TIG. Por fim, entendemos que esse teorema é compreendido pela comunidade como mensageiro da incompletude como uma característica da Matemática, não como um impedimento para o prosseguimento da atividade com sistemas formais e sim como um resultado revigorante para a Matemática.

Biografía del autor/a

Rosemeire de Fátima Batistela, Universidade Estadual de Feira de SantanaDepartamento de Ciências ExatasÁrea de Educação Matemática

Universidade Estadual de Feira de Santana

Avenida Transnordestina, s/n - Novo Horizonte

CEP 44036-900 - Feira de Santana - Bahia

Departamento de Ciências Exatas - DEXA - Módulo V

Área de Educação Matemática - sala F

 

Citas

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Publicado
2020-05-02
Cómo citar
BATISTELA, R. DE F.; LAZARI, H.; BICUDO, M. A. V. A acolhida do Teorema da Incompletude de Gödel pelos matemáticos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 31, p. 1-20, 2 may 2020.