Aproximações entre Álgebra e Geometria: uso do conceito de progressão aritmética na divisão de segmentos de retas em pontos equidistantes

  • Indianara Scarpari de Melo Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Dirceu Lima dos Santos Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Rosana Maria Luvezute Kripka Universidade de Passo Fundo (UPF)
Palavras-chave: Divisão de segmentos, Geometria Analítica, Geometria Plana, Progressão Aritmética, EducaçãoMatemática.

Resumo

A aprendizagem de conceitos em matemática implica na percepção de relações entre diferentes abordagens, sejam elas por meio da aritmética, álgebra ou geometria. Nesse artigo, apresenta-se uma proposta alternativa para a resolução de um problema clássico da geometria analítica, que trata da divisão de um segmento em uma razão dada, percebido por uma acadêmica do curso de licenciatura em Matemática, ocorrido espontaneamente, no decorrer de uma disciplina denominada “Geometria Analítica”. A pesquisa bibliográfica indicou que existem diferentes modos de resolução, mas não foi encontrado um método semelhante ao proposto pela estudante. Concluiu-se que essa percepção, que implica no uso tanto de conceitos geométricos, como algébricos, pode favorecer o ensino e a aprendizagem significativa da matemática, pois permite estimular o uso de conceitos prévios já existentes, tais como os conceitos de ponto médio, pontos equidistantes e progressão aritmética, bem como possibilita estimular o desenvolvimento da competência em transitar entre diferentes registros semióticos.

Biografia do Autor

Indianara Scarpari de Melo, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Passo Fundo/RS/BR (UPF)

Dirceu Lima dos Santos, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Mestre em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, RS/BR (UNIJUÍ). Coordenador e Professor da Área de Matemática da Universidade de Passo Fundo/RS/BR

Rosana Maria Luvezute Kripka, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Professora do Instituto de Ciências Exatas e Geociências da UPF.
Licenciada em Matemática com ênfase em Computação, ICMC - USP/São Carlos(1992).
Mestre em Ciências de Computação e Matemática Computacional, ICMC-USP/São Carlos (1995).
Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS/Porto Alegre.
Linha: Tecnologias em Educação em Ciências e Matemática (2018)

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Publicado
2020-05-05
Como Citar
MELO, I. S. DE; SANTOS, D. L. DOS; KRIPKA, R. M. L. Aproximações entre Álgebra e Geometria: uso do conceito de progressão aritmética na divisão de segmentos de retas em pontos equidistantes. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 31, p. 1-17, 5 maio 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)