Identidades de gênero e de raça nas trajetórias acadêmicas em ciências exatas

  • antonio santos Departamento de Física Nuclear Instituto de Física-UFRJ Av. Athos da Silveira Ramos, 149 - Centro de Tecnologia - Bloco A Cidade Universitária - Ilha do Fundão - Rio de Janeiro - RJ Caixa Postal: 68528 - CEP: 21941-972 Tel.:+55 21 3938-7947 Fax.: +55 21 3938-7368
Palavras-chave: Identidades Racializadas. Representatividade em Matemática. vulnerabilidade de estereótipo

Resumo

As desigualdades de gênero, raça e demais minorias são questões que estão presentes em nossa sociedade e a busca por igualdade já perdura vários séculos não só no Brasil como em todo mundo. Neste artigo abordamos as narrativas de seis pesquisadores pertencentes a grupos sub-representados em física ou matemática em diferentes etapas de suas carreiras, como recurso metodológico na tentativa de responder questões de como escolheram essas áreas e das dificuldades que encontraram ao longo da carreira. A análise das narrativas é realizada com base nos referenciais de identidades racializadas e de gênero. O modelo para as identidades analisadas neste trabalho possui três componentes: Recursos Relacionais, Recursos Ideacionais e Recursos Materiais.

Biografia do Autor

antonio santos, Departamento de Física Nuclear Instituto de Física-UFRJ Av. Athos da Silveira Ramos, 149 - Centro de Tecnologia - Bloco A Cidade Universitária - Ilha do Fundão - Rio de Janeiro - RJ Caixa Postal: 68528 - CEP: 21941-972 Tel.:+55 21 3938-7947 Fax.: +55 21 3938-7368
Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1992), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1993), doutorado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1999), pós-doutorado pela Canadian Light Source(2016), pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2004), pós-doutorado pela University of Missouri System(2003), pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2000), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Colegio Pedro II(1983) e ensino-medio-segundo-graupelo Colegio Pedro II(1986). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Revisor de periódico da Nuclear Instruments & Methods in Physics Research. Section B. Beam Interact, Revisor de periódico da Journal of Physics. B, Atomic Molecular and Optical Physics, Revisor de periódico da Journal of Electron Spectroscopy and Related Phenomena, Adjunct Professor (Courtesy appointment) da University of Missouri-Rolla, Revisor de periódico da European Journal of Physics, usuário do Labortório Nacional de Luz Síncrotrn, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), coordenador de disciplina do Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, Membro de corpo editorial da Physical Chemistry, Revisor de periódico do Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista - ENCITEC, Revisor de periódico da British Journal of Education, Society & Behavioural Science, Revisor de periódico da International Journal of Science and Technology Education Research, Revisor de periódico da American Chemical Science Journal, Revisor de periódico da British Journal of Applied Science & Technology, Revisor de projeto de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Revisor de projeto de fomento do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Revisor de projeto de fomento do Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, Revisor de projeto de fomento do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, Revisor de projeto de fomento do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, Revisor de projeto de fomento da Agencia Nacional de Promoción Científica y Tecnológica, Revisor de projeto de fomento do Fondo para la Investigación Científica y Tecnológica e Membro de corpo editorial da Asian Journal of Research and Reviews in Physics. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Atômica e Molecular. Atuando principalmente nos seguintes temas:colisões íon-átomo, ionização múltipla, target ionization, espectrometria de massa

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Publicado
2019-02-28
Como Citar
SANTOS, ANTONIO. Identidades de gênero e de raça nas trajetórias acadêmicas em ciências exatas. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, 28 fev. 2019.
Seção
Diversidade, Diferença e Inclusão em Educação Matemática