As transformações geométricas sob o olhar de um aluno com o Transtorno do Espectro Autista
Resumo
O presente artigo tem como objetivo promover reflexões acerca da aprendizagem de um aluno com o Transtorno do Espectro Autista – TEA. Com essa perspectiva apresenta-se um recorte de uma pesquisa que verificou indícios de aprendizagem significativa no estudo de transformações geométricas a partir de uma sequência didática planejada para um aluno com o transtorno. A Teoria da Aprendizagem Significativa – TAS – que fundamenta-se na interação de conhecimentos prévios com conhecimentos novos foi o aporte teórico a embasar a referida pesquisa. Utilizou-se materiais concretos e posteriormente o software GeoGebra que tiveram o papel de materiais potencialmente significativos como requer a TAS. As análises da pesquisadora apontam que no processo de construção de mosaicos no plano como produto das transformações geométricas, ocorreram indícios que caracterizam a aprendizagem significativa que se propôs, como parcial. No entanto, revela pistas de como oferecer um conteúdo matemático de modo a favorecer a aprendizagem de um aluno autista.
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