As transformações geométricas sob o olhar de um aluno com o Transtorno do Espectro Autista

  • Gioconda Guadalupe Cristales Flôres UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM
  • Carmen Vieira Mathias Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Maria Cecília Pereira Santarosa Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista, Teoria da Aprendizagem Significativa, Transformações Geométricas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo promover reflexões acerca da aprendizagem de um aluno com o Transtorno do Espectro Autista – TEA. Com essa perspectiva apresenta-se um recorte de uma pesquisa que verificou indícios de aprendizagem significativa no estudo de transformações geométricas a partir de uma sequência didática planejada para um aluno com o transtorno. A Teoria da Aprendizagem Significativa – TAS – que fundamenta-se na interação de conhecimentos prévios com conhecimentos novos foi o aporte teórico a embasar a referida pesquisa. Utilizou-se materiais concretos e posteriormente o software GeoGebra que tiveram o papel de materiais potencialmente significativos como requer a TAS. As análises da pesquisadora apontam que no processo de construção de mosaicos no plano como produto das transformações geométricas, ocorreram indícios que caracterizam a aprendizagem significativa que se propôs, como parcial. No entanto, revela pistas de como oferecer um conteúdo matemático de modo a favorecer a aprendizagem de um aluno autista.  

Biografia do Autor

Gioconda Guadalupe Cristales Flôres, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM
Centro de Ciências Naturais e Exatas. Área de concentração: Educação Matemática

Referências

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Publicado
2019-12-27
Como Citar
CRISTALES FLÔRES, G. G.; CARMEN VIEIRA MATHIAS, C. V. M.; MARIA CECÍLIA PEREIRA SANTAROSA, M. C. P. S. As transformações geométricas sob o olhar de um aluno com o Transtorno do Espectro Autista. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 29, p. 448-466, 27 dez. 2019.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)