A Formação de Professores de Matemática frente à Aprendizagem Ativa Significativa e à Inclusão do Aluno com Deficiência Visual

  • Ana Maria Kaleff Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Formação de Professores. Educação Matemática. Aprendizagem Ativa Significativa. Inclusão. Deficiência Visual

Resumo

Desde meados da década de 1990, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e atualmente a recente Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, apontam, no campo da Educação Matemática, para a importância de que o futuro professor possa, desde o início de sua formação, vivenciar práticas ativas em laboratórios de ensino com recursos didáticos concretos e conteúdos digitais. Bem como, a aquisição de conceitos, técnicas, competências e processos matemáticos devem ser decorrentes principalmente de atividades ligadas à resolução de situações-problema significativas para o aluno. Apresentamos ações advindas dessas orientações, nas quais a aprendizagem ativa significativa ocorre por meio do envolvimento dinâmico do futuro professor em busca da inclusão de alunos com deficiência visual em um contexto escolar regular. Tudo isso, associado ao desenvolvimento de recursos didáticos inclusivos para a sala de aula e a um museu interativo de matemática.

Biografia do Autor

Ana Maria Kaleff, Universidade Federal Fluminense

Professor Titular Aposentado

Departamento de Geometria

 Coordenador do Laboratório de Ensino de Geometria do Instituto de Matemática e Estatística

Doutor em Educação

 Mestre em Matemática

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Publicado
2019-02-28
Como Citar
KALEFF, A. M. A Formação de Professores de Matemática frente à Aprendizagem Ativa Significativa e à Inclusão do Aluno com Deficiência Visual. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, 28 fev. 2019.
Seção
Diversidade, Diferença e Inclusão em Educação Matemática