Diversidade e Singularidade no Território Educação

  • Nadia Regina Baccan Cavamura IFSP - Instituto Federal de São Paulo - Campus Piracicaba
Palavras-chave: Sistema Educacional Brasileiro. Filosofia da Diferença. Michel Foucault. Vigilância e punição. Normalização.

Resumo

Este ensaio busca trazer à discussão sobre diferença, diversidade, inclusão e exclusão, linha temática desse número da revista Perspectivas da Educação Matemática, os conceitos filosóficos de disciplina, norma e controle, criados por Michel Foucault. Esses conceitos nos possibilitarão ver que, apesar do muito que se tem estudado sobre educação, ainda estamos imersos em uma realidade que imobiliza e parece nos levar sempre para trás pois tais conceitos são, ainda hoje, réguas de medição que conduzem a movimentos de exclusão. Buscamos, também, apresentar um quadro que coloca nosso sistema educacional brasileiro como como um prisioneiro na Torre de Bentham, fazendo referência a sempre atual obra de Foucault, Vigiar e Punir.


 

Biografia do Autor

Nadia Regina Baccan Cavamura, IFSP - Instituto Federal de São Paulo - Campus Piracicaba
Professora Doutora em Educação Matemática titulada em 2016 pela PPGEM da UNESP de Rio Claro. Atualmente professora efetiva de Matemática do IFSP campus de Piracicaba.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus Editora, 1996. Coleção Perspectivas em Educação Matemática.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: o nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 2010. 20ª edição. Edições Loyola.

FOUCAULT, M. Michel Foucault Por Ele Mesmo - (Michel Foucault Par Lui Même). Longa-metragem. Gênero: Documentário. Direção: Philippe Calderon.

França: 2003. 62 minutos. Publicado em 21 de abril de 2012 em https://www.youtube.com/watch?v=Xkn31sjh4To&sns=fb.

Data de acesso: 05/11/2018.

FOUCAULT, M. A Coragem da verdade: O governo de si e dos outros II: curso no Collège de France (1983-1984). 1. ed. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

GALLO, S. Foucault: (Re)pensar a Educação. In: RAGO, M.; VEIGA-NETO, A. (orgs.). Figuras de Foucault. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 253-260.

GIACÓIA JR, O. Foucault. In: RAGO, M.; VEIGA-NETO, A. (orgs.). Figuras de Foucault. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 187-203.

SOUZA, L. A. F. de. Paradoxos da modernidade vigiada: Michel Foucault e as reflexões sobre a sociedade de controle. In: SCAVONE, L.; ALVAREZ, M. C.; MISKOLCI, R. (org.) O Legado de Foucault. São Paulo: Editora da UNESP, 2006. p.241-259

VEYNE, P. Foucault: seu pensamento, sua pessoa. Tradução Marcelo Jacques de Morais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

Publicado
2019-02-28
Como Citar
BACCAN CAVAMURA, N. R. Diversidade e Singularidade no Território Educação. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, 28 fev. 2019.
Seção
Diversidade, Diferença e Inclusão em Educação Matemática