Compreensões sobre Duas Políticas Públicas de Formação de Professores em Larga Escala
Resumo
O presente artigo tem como objetivo tecer compreensões sobre políticas públicas de formação continuada de professores em larga escala, tomando como base informações sobre dois programas de formação continuada de professores que ensinam matemática: o Gestão da Aprendizagem Escolar II (GESTAR II) e o Curso de Formação Docente (CFD). Tendo em vista que as ações se desenvolvem em países diferentes, o primeiro deles no Brasil e o segundo em El Salvador, foram utilizados alguns aportes da área de Educação Comparada, com vistas a considerar o contexto histórico, social, político-administrativo, geográfico e educativo de cada país. Os resultados obtidos apontam uma tendência da formação de uma rede de formadores com vistas a atingir a maior porcentagem dos professores, além da necessidade do diálogo constante com a sala de aula, ao mesmo tempo em que se percebem distanciamentos quanto aos conteúdos elencados como necessários à formação de professores que ensinam matemática.
Referências
BONITATIBUS, S.G. Educação Comparada: conceito, evolução, métodos. São Paulo: EPU, 1989.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. CNE/CES 1.302/2001. Brasília: MEC, 2002.
BRASIL. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar GESTAR II: Matemática, caderno de teoria e prática 6. Brasília: MEC, 2008.
BRASIL. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar GESTAR II: guia geral. Brasília: MEC, 2010.
BRASIL. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar GESTAR II: disposições gerais. Brasília: MEC, 2013.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica. CNE. Resolução Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015. Brasília: MEC, 2015.
EL SALVADOR. Decreto 917, Asamblea Legislativa de El Salvador. Ley General de Educación, de 12 de dezembro de 1996a. Diario oficial, San Salvador, 21 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.asamblea.gob.sv/eparlamento/indice-legislativo/buscador-de-documentos-legislativos/leygeneraldeeducacion/?searchterm=generalde%20educacion>. Acesso em 12 de junho de 2016.
EL SALVADOR. Decreto 665, Asamblea Legislativa de El Salvador. Ley de la Carrera Docente de 7 de março de 1996. Diario oficial, San Salvador, 22 de março de 1996. Disponível em: <http://www.asamblea.gob.sv/eparlamento/indice-legislativo/buscador-de-documentos-legislativos/ley-de-la-carrera-docente/?searchterm=carrera%20docente>. Acesso em 12 de junho de 2016.
EL SALVADOR. Fundamentos Curriculares de la Educación Nacional, San Salvador: MINED, 1997.
EL SALVADOR. Programas de Estudio: Matemática Tercer Ciclo, San Salvador: MINED, 2008.
EL SALVADOR. Reglamento Especial para el Funcionamiento de carreras que habilitan para el ejercicio de la docencia en El Salvador. San Salvador MINED: Dirección Nacional de Educación Superior DNES, agosto de 2012a.
EL SALVADOR. Acuerdo N° 15-1046. Plan de Estudios de profesorado en Matemática. San Salvador: MINED, 31 de agosto de 2012b.
EL SALVADOR. Plan Nacional de Formación de Docentes en servicio en el sector público. San Salvador: MINED, 2014. Pode se consultar no site (Consultado no dia 17/04/2017): Disponível em: http://www.mined.gob.sv/index.php/descargas/send/716-institucional/6250-plan-nacional-de-formacion-docente.
EL SALVADOR. Especialización docente tercer ciclo y media: Matemática, módulo 1. San Salvador: MINED, 2015.
FERRER, F. Teoría y metodología de la educación comparada en la actualidad. La educación comparada actual. Barcelona: ARIEL, 2002.
FIORENTINI, D. A Pesquisa e as Práticas de Formação de Professores de Matemática em face das Políticas Públicas no Brasil. Bolema, ano 21, n° 29, p. 43-70, 2008.
IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução de: Valenzuela, S. T. 1. Ed. São Paulo 2009. Título Original: Nuevas tendencias en la formación permanente del profesorado.
MENEZES, C.V.A Educação comparada: fundamentos, importância e método. In: TROJAN, R. M. e BATISTA, C. M., Políticas educacionais nacionais e internacionais: perspectivas para a educação comparada. 1 ed. Curitiba: CRV, 2016. p. 17-36.
MOREIRA, Plínio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela M. S. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
Copyright (c) 2020 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.