Universo Social e Atividade do Sujeito na Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Pública
Resumo
A estruturação do presente artigo se dá com o objetivo de compartilhar reflexões teóricas voltadas à compreensão da pós-graduação como um movimento acima de tudo humano, em que a consciência profissional e de identidade dos sujeitos da ação, que são os atores principais em atividade neste complexo sistema de relações, assume o papel fundamental. Para tal, toma como fundamento a Teoria Histórico-Cultural e explora alguns conceitos cunhados por Vigotski e da Teoria da Atividade estruturada por Leontiev. Aponta o modelo de universidade posto em exame por Santos como necessário para conhecer a essência da Pós-Graduação praticada na universidade pública brasileira e entre as considerações que tece sobre as ações balizadoras da formação em atividade dos sujeitos que se integram no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, na relação singular-coletivo que se estabelece na realidade objetiva em que se apresenta.
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