Universo Social e Atividade do Sujeito na Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Pública

  • Neusa Maria Marrques de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumen

A estruturação do presente artigo se dá com o objetivo de compartilhar reflexões teóricas voltadas à compreensão da pós-graduação como um movimento acima de tudo humano, em que a consciência profissional e de identidade dos sujeitos da ação, que são os atores principais em atividade neste complexo sistema de relações, assume o papel fundamental. Para tal, toma como fundamento a Teoria Histórico-Cultural e explora alguns conceitos cunhados por Vigotski e da Teoria da Atividade estruturada por Leontiev. Aponta o modelo de universidade posto em exame por Santos como necessário para conhecer a essência da Pós-Graduação praticada na universidade pública brasileira e entre as considerações que tece sobre as ações balizadoras da formação em atividade dos sujeitos que se integram no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, na relação singular-coletivo que se estabelece na realidade objetiva em que se apresenta.

Biografía del autor/a

Neusa Maria Marrques de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professora aposentada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuou como docente permanente nos programas de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação e em Educação Matemática da UFMS/Campo Grande, onde atualmente orienta, como professora colaboradora, pesquisas na linha de formação de professores, com ênfase na Teoria Histórico-Cultural.  Atuou como Professora Visitante junto ao PPG em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (2016 a 2018).  Licenciada em Matemática e Pedagogia.  Cursou mestrado em Educação na Universidadde Estadual Paulista (UNESP)/Marília; doutorado em Educação: Currículo pela PUC/SP e pós-doutorado em Educação FE/USP. Foi lider do grupo de pesquisa Laboratório de Alfabetização, Letramento e Letramento Matemático (ALLEM) e é membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe) sediado na USP/São Paulo, coordenado pelo Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura, com certificação pelo CNPq.

Citas

BERNARDES, M.E.M. O Método de Investigação na Psicologia Histórico-Cultural e a Pesquisa sobre o Psiquismo Humano. Psicología Política. Vol. 10. No20. pp.297-313. JUL. – DEZ. 2010.

DAVÍDOV, V. V. La Enseñanza Escolar y el Desarrollo Psíquico. (Biblioteca de psicología soviética). Moscú: Editorial Progreso, 1988.

DAVÝDOV, V. V. Tipos de Generalización en la Enseñanza. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1977.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa-PT: Livros Horizonte, 1978.

______ Actividad, conciencia, personalidad. La Habana: Editorial Pueblo y Educación. 1983.

MARTINS, L. M. A Formação Social da Personalidade do Professor: um enfoque vigotskiano. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

MOURA, M. O. de; ARAÚJO, E. S.; RIBEIRO, F. D. et al. A Atividade Orientadora de Ensino como Unidade entre Ensino e Aprendizagem. In: MOURA, M. O. de (org.). A Atividade Pedagógica na Teoria Histórico-Cultural. Brasília-DF: Liber Livro, 2010.

NÚÑEZ, I. B. Vygotsky, Leontiev e Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Liber Livro, 2009.

OLIVEIRA, B. A dialética do singular-particular-universal. In: ABRANTES, A.; SILVA, N.; MARTINS, S. (orgs.). Método histórico-social na psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

SANTOS, B de S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 12.ed., São Paulo: Cortez, 2008.

SOLOVIEVA, Y. El Desarrollo Intelectual y su Evaluación: una aproximación histórico-cultural. Puebla, Pue-México: B.U.A.P./Impresos Angelopolis, 2004. (Colección Neuropsicología y Rehabilitación)

SHUARE, M. La Psicología Soviética tal como la Veo. Moscú: Editorial Progresso, 1990.

VÁSQUEZ, A.S. Filosofia da Práxis. (coleção Pensamento Social Latino-Americano). Trad. Maria Encarnación Moya. Clacso: São Paulo: Expressão Popular, Brasil, 2011.

Publicado
2019-02-28
Cómo citar
SOUZA, N. M. M. DE. Universo Social e Atividade do Sujeito na Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Pública. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, 28 feb. 2019.