As Estruturas Aditivas e a Aprendizagem da Matemática: uma atividade analisada à luz da Teoria dos Campos Conceituais

  • Wander Mateus Branco Meier Universidade Federal do Paraná/UFPR
  • Carla Larissa Rodrigues Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE.
  • Fabrícia de Carvalho Paixão Universidade Estadual do Paraná.
Palavras-chave: Teoria dos Campos Conceituais. Educação Matemática. Estruturas Aditivas.

Resumo

O processo de conceitualização das estruturas aditivas, realizado por meio da Teoria dos Campos Conceituais, nos auxilia a compreender como os estudantes constroem os conhecimentos matemáticos. Este trabalho objetivou analisar o enunciado de problemas e as produções dos alunos frente a uma atividade aplicada a 46 alunos de 2º e 4º anos do Ensino Fundamental. Os resultados evidenciam que os alunos apresentam dificuldades de interpretação dos problemas quando os enunciados são semanticamente incongruentes. A estratégia de resolução mais utilizada pelos alunos do 2º ano foi o desenho e, pelos alunos do 4º ano, o registro numérico.  Alguns erros foram frequentes, tais como: de contagem, relacionados ao valor posicional e relacionados à operação inversa. Espera-se que esta pesquisa conduza os professores de matemática do Ensino Fundamental a perceberem a importância de contemplar as diferentes classes de situações-problema, que possibilitam a interpretação de enunciados semanticamente incongruentes e estratégias diferenciadas de resolução.

Biografia do Autor

Wander Mateus Branco Meier, Universidade Federal do Paraná/UFPR

Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE. Docente da Universidade Federal do Paraná/UFPR, Palotina, Paraná, Brasil, wandermateus@yahoo.com.br. https://orcid.org/0000-0001-9295-2778.

Carla Larissa Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE.

Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE. Docente da rede municipal de ensino de Campo Mourão, Paraná, Brasil, carlahalum@gmail.com. https://orcid.org/0000-0001-6874-5824.

Fabrícia de Carvalho Paixão, Universidade Estadual do Paraná.

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná e Pós Graduada em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade São Braz. Profissional autônoma; fah-carvalho@hotmail.com. https://orcid.org/0000-0002-9611-1156.

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Publicado
2020-06-12
Como Citar
MEIER, W. M. B.; RODRIGUES, C. L.; PAIXÃO, F. DE C. As Estruturas Aditivas e a Aprendizagem da Matemática: uma atividade analisada à luz da Teoria dos Campos Conceituais. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 32, p. 1- 20, 12 jun. 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)