As Estruturas Aditivas e a Aprendizagem da Matemática: uma atividade analisada à luz da Teoria dos Campos Conceituais
Resumo
O processo de conceitualização das estruturas aditivas, realizado por meio da Teoria dos Campos Conceituais, nos auxilia a compreender como os estudantes constroem os conhecimentos matemáticos. Este trabalho objetivou analisar o enunciado de problemas e as produções dos alunos frente a uma atividade aplicada a 46 alunos de 2º e 4º anos do Ensino Fundamental. Os resultados evidenciam que os alunos apresentam dificuldades de interpretação dos problemas quando os enunciados são semanticamente incongruentes. A estratégia de resolução mais utilizada pelos alunos do 2º ano foi o desenho e, pelos alunos do 4º ano, o registro numérico. Alguns erros foram frequentes, tais como: de contagem, relacionados ao valor posicional e relacionados à operação inversa. Espera-se que esta pesquisa conduza os professores de matemática do Ensino Fundamental a perceberem a importância de contemplar as diferentes classes de situações-problema, que possibilitam a interpretação de enunciados semanticamente incongruentes e estratégias diferenciadas de resolução.
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