Conceitos e Ideias Envolvidas no Desenvolvimento do Teorema Fundamental do Cálculo

  • André Lúcio Grande FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MAUÁ
  • Benedito Antonio da Silva PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Palavras-chave: Teorema Fundamental do Cálculo, Intuição, Rigor, Contexto Histórico

Resumo

Neste trabalho são apresentados os principais conceitos relacionados à gênese do Teorema Fundamental do Cálculo (TFC) desde os seus primórdios com os trabalhos de Arquimedes até a formalização dada por Cauchy, com destaque à inter-relação entre a integral e a derivada de uma função, ideia central do teorema. Os dados aqui apresentados fazem parte dos resultados de pesquisa da tese de doutorado, que apresentou um estudo epistemológico do referido teorema voltado ao seu ensino. Utilizando-se de alguns episódios ligados ao contexto histórico dos problemas de quadratura e traçado de tangentes, procurou-se analisar algumas questões sobre o ensino e aprendizagem do TFC e dos conceitos a ele relacionados, como o de acumulação e o de variação, por exemplo. O embasamento teórico pauta-se por ideias ligadas ao uso da intuição e do rigor inerentes a uma atividade matemática, sob o ponto de vista do filósofo e matemático Henri Poincaré.

Referências

ÁVILA, G. S. S. Introdução à Análise Matemática. 2ª. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1999.

BARON, M. E. V. e BOS, H. J. M. Curso de história da matemática: origens e desenvolvimento do cálculo. Tradução de José Raimundo Braga Coelho, Rudolf Mayer e Maria José M. M. Mendes. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1985, 5 v.

CAMPOS, R. P. A abordagem do teorema fundamental do cálculo em livros didáticos e os registros de representação semiótica. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: 2007.

GRANDE, A. L. Um estudo epistemológico do Teorema Fundamental do Cálculo voltado ao seu ensino. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2013.

KATZ, V. J. A History of Mathematics: an Introduction. Reading: Addison-Wesley, 1998.

LIMA, E.L. Curso de Análise Real vol.1. 14.ed. Rio de Janeiro: Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, 2013.

PICONE, D. F. B. Os registros de representação semiótica mobilizados por professores no ensino do teorema fundamental do Cálculo. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: 2007.

POINCARÉ, H. O valor da ciência. Tradução de Maria Helena Franco Martins. Rio de Janeiro: Contraponto, 1995.

______. Science and Method. Translated by Francis Maitland. New York: Barnes & Noble Books, 2004.

______. A Ciência e a Hipótese. Tradução Maria Auxiliadora Kneipp. Brasília: Editora UNB, 1984.

SEGADAS VIANNA, C. C. Student´s Understanding of the Fundamental Theorem of Calculus: an Exploration of Definitions, Theorems and Visual Imagery. Tese de Doutorado. Institute of Education Universitiy of London, 1998.

SILVA, B. A. Diferentes dimensões do ensino e da aprendizagem do Cálculo. Educação Matemática Pesquisa. V.13, nº 3. São Paulo, 2011.

______. Componentes do processo de ensino e aprendizagem do Cálculo: Saber, Aluno e Professor. In: Anais do IV SIPEM. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2009.

WEIGEL, M. Bonaventura Cavalieri. Portal da matemática, 2010. Disponível em: <http://mauroweigel.blogspot.com.br/2010/08/bonaventura-cavalieri.html> Acesso em: 20/04/2016.

Publicado
2020-01-07