Uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana: As práticas lúdicas na Educação Matemática

  • Alice Stephanie Tapia Sartori Universidade Federal de Santa Catarina
  • Claudia Glavam Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Análise Foucaultiana do Discurso, Educação Matemática, Práticas lúdicas

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar elementos de uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana, desenvolvida em uma pesquisa de mestrado no campo da Educação Matemática. O estudo buscou problematizar o uso de atividades lúdicas nas aulas de matemática, visto que o enunciado que afirma a importância de tais práticas se tonou uma verdade naturalizada neste campo de saber. Neste sentido, pensando nos sujeitos que estão autorizados a produzir verdades para a Educação Matemática, escolhemos como material de análise os trabalhos publicados nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática), especificamente os que se referem ao lúdico. Para apreender tal análise, recorremos às teorizações de Michel Foucault sobre os discursos e a constituição dos sujeitos por meio destes, buscando dialogar com suas concepções de enunciado, enunciação e formação discursiva.

 

Referências

BARONAS, Roberto Leiser. Formação discursiva e discurso em Foucault e em Pêcheux: Notas de leitura para discussão. In: V Seminário De Estudos Em Análise Do Discurso. Porto Alegre, 2011.

BERNARDI, Maiane. et al. Inserção De Jogos No Processo De Ensino-Aprendizagem De Geometria. In: Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba, 2013.

BUJES, Maria Isabel. Descaminhos. In COSTA, Marisa V. Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em Educação. Rio de Janiero: DP&A, 2002.

CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault — um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Tradução de Ingrid Muller Xavier; revisão técnica de Alfredo Veiga-Neto e Walter Omar Kohan. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

______. Introdução a Foucault. Tradução Beatriz de Almeida Magalhães. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

DUARTE, Claudia Glavam. A “realidade” nas tramas discursivas da educação matemática escolar. 2009. Tese (doutorado) — Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Leopoldo.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de pesquisa, v. 114, p. 197-223, 2001.

FOUCAULT, Michel O nascimento da clínica. In: O nascimento da clínica. Forense-Universitária, 1987.

______. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2008.

______. A ordem do discurso: aula inaugural do Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 5. ed. Loyola: São Paulo, 1999b.

______. A Verdade e as Formas Jurídicas. Rio de janeiro: Nau, 1996.

______. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo, Martins Fontes, v. 200, 1999a.

______. Ditos e Escritos Vol. III – Estética: Literatura e Pintura, Música, Cinema. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

______. Foucault & a educação. Distribuidora Autentica LTDA, 2011.

______. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2011.

______. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 2001.

______.História da loucura na idade clássica. Perspectiva, 1997.

GABBI, Angéli Cervi. et al. Características Esperadas Nos Materiais Virtuais Interativos Para O Ensino Da Matemática Na Educação Básica. In: Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba, 2013.

GOUVEIA, Carolina Augusta Assumpção. O Laboratório Dos Jogos: Metodologia E Primeiros Resultados. In: Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba, 2013.

JACONBSEN, Daniela Renata; MAFFEI, Letícia De Queiroz; SPEROTTO, Rosária Ilgenfritz. Jogos Eletrônicos: Um Artefato Tecnológico Para O Ensino E Para A Aprendizagem. In: Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba, 2013.

MACHADO, Amanda Aparecida. Rocha; SILVA, Joana Dos Santos; CIABOTTI, Valéria. Elaboração De Jogo De Fixação De Aprendizagem Em Estatística Para O Nono Ano Do Ensino Fundamental. In: Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba, 2013.

MIRANDA, Amanda Drzewinski de; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. O Jogo Como Estratégia Metodológica No Ensino Da Numeração Para Crianças Com Deficiência Intelectual. In: Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba, 2013.

MUMBACH, Morgani; WOLKMER, Leandro; PREUSSLER, Roberto. Tangram: Uma Alternativa Para Aprendizagem De Conceitos Geométricos. In: Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba, 2013.

OLIVEIRA, Naysa Crystine Nogueira; VALERIANO, Wérica Pricylla De Oliveira. A Atividade Orientadora De Ensino: O Lúdico E O Recurso Didático Como Mediadores No Processo De Ensino-Aprendizagem Em Matemática. In: Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba, 2013.

QUARTIERI. Marli Teresinha. A Modelagem Matemática na escola básica: a mobilização do interesse do aluno e o privilegiamento da matemática escolar. Tese (doutorado). 199f. 2012. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Leopoldo.

SARAIVA, Karla; VEIGA-NETO, Alfredo. Modernidade líquida, capitalismo cognitivo e educação contemporânea. Educação & Realidade, v. 34, n. 2, 2009.

SARTORI, Alice Stephanie Tapia. O lúdico na Educação Matemática Escolar: Efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo. 158 p. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

SILVA, Fabiana Boff de Souza da. A (prender) matemática é difícil: problematizando verdades do currículo escolar. 118 f. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação). UNISINOS: São Leopoldo, 2008.

SILVA, Adriana Porto; LOPES, Lailson Dos Reis Pereira. Utilizando O Lúdico Na Resolução De Problemas Matemáticos: Um Estudo Nas Séries Iniciais De Uma Escola Parceira Do Pibid. In: Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba, 2013.

SILVA, Raquel Nogueira; SANTOS, Mariana Gigante Barandier Dos; RAMOS, Profª. Msc. Leiliane Coutinho Da Silva. Construindo o jogo Perfil Matemático para o ensino de Matemática. In: Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba, 2013.

SOUZA, Adriane Eleutério. Torre De Hanói: O Jogo Como Recurso Metodológico Nas Aulas De Matemática. In: Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba, 2013.

STAL, Juliana Çar; CAMARGO, Joseli Almeida. Utilizando O Bingo Para Aprender E Ensinar Matemática. In: Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba, 2013.

ZIECH, Ronei Osvaldo. et al. O Lúdico Como Recurso Didático-Pedagógico No Ensino-Aprendizagem Da Matemática. In: Anais XI Encontro Nacional de Educação Matemática. XI ENEM. Curitiba, 2013.

Publicado
2015-12-18
Como Citar
TAPIA SARTORI, A. S.; DUARTE, C. G. Uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana: As práticas lúdicas na Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 18, 18 dez. 2015.