O Tratamento Quantitativo e sua Potencialidade para a Construção de Testes Psicométricos em Pesquisas de Educação Matemática
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas reflexões acerca de orientações básicas no que tange ao método quantitativo para pesquisas em educação matemática, entendendo tratar-se de um delineamento ainda pouco explorado nessa área que se compraz, por sua vez, excessivamente por métodos qualitativos. Após apresentar um breve cenário sobre o tema, são elencadas algumas potencialidades do tratamento quantitativo, mais especificamente, no papel de identificação, mensuração e estudos relacionados a aquisição de aprendizagem e/ou desenvolvimento cognitivo por meio de testes psicométricos. Por fim, acredita-se que apresentar etapas a serem cumpridas para a elaboração desses testes e discorrer sobre algumas de suas vantagens e desvantagens como se propõe neste, pode contribuir com o meio acadêmico instrumentalizando novas pesquisas ainda sob a fase de estudo metodológico e fomentar novas pesquisas e discussões que surjam a partir da reflexão aqui proposta, bem como instigar um maior aprofundamento nos estudos de ferramentas estatísticas por parte dos pesquisadores da área de educação matemática.
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