O Tratamento Quantitativo e sua Potencialidade para a Construção de Testes Psicométricos em Pesquisas de Educação Matemática

  • Mateus Gianni Fonseca IFB; UnB.
  • Cleyton Hércules Gontijo UnB.
  • Juliana Campos Sabino de Souza IFB; UnB.

Resumen

Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas reflexões acerca de orientações básicas no que tange ao método quantitativo para pesquisas em educação matemática, entendendo tratar-se de um delineamento ainda pouco explorado nessa área que se compraz, por sua vez, excessivamente por métodos qualitativos. Após apresentar um breve cenário sobre o tema, são elencadas algumas potencialidades do tratamento quantitativo, mais especificamente, no papel de identificação, mensuração e estudos relacionados a aquisição de aprendizagem e/ou desenvolvimento cognitivo por meio de testes psicométricos. Por fim, acredita-se que apresentar etapas a serem cumpridas para a elaboração desses testes e discorrer sobre algumas de suas vantagens e desvantagens como se propõe neste, pode contribuir com o meio acadêmico instrumentalizando novas pesquisas ainda sob a fase de estudo metodológico e fomentar novas pesquisas e discussões que surjam a partir da reflexão aqui proposta, bem como instigar um maior aprofundamento nos estudos de ferramentas estatísticas por parte dos pesquisadores da área de educação matemática.

Biografía del autor/a

Mateus Gianni Fonseca, IFB; UnB.
Mestrando em Educação pela Universidade de Brasília - UnB; Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB; Docente da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF.
Cleyton Hércules Gontijo, UnB.
Docente da Universidade de Brasília.
Juliana Campos Sabino de Souza, IFB; UnB.
Mestranda em Educação pela Universidade de Brasília - UnB; Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB.

Citas

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Publicado
2015-12-18
Cómo citar
FONSECA, M. G.; GONTIJO, C. H.; SOUZA, J. C. S. DE. O Tratamento Quantitativo e sua Potencialidade para a Construção de Testes Psicométricos em Pesquisas de Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 18, 18 dic. 2015.