Portal do Professor: análise das contribuições pedagógicas para o ensino de matemática financeira

  • Vlademir Marim UFU-Pontal
  • Heinrich da Solidade Santos UFU-Pontal

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as contribuições pedagógicas das dezesseis atividades de Matemática Financeira referentes ao tema números e operações do Ensino Médio, disponibilizadas no site Portal do Professor. Dessa maneira, formulou-se o seguinte problema: quais são as contribuições postadas no Portal do Professor que abordam o conteúdo de Matemática Financeira para o Ensino Médio? Foi necessário conhecer o site e apropriar-se de suas propostas metodológicas, bem como das dezesseis aulas disponibilizadas. A análise emergiu de três eixos norteadores e concluiu-se que as contribuições abrangem diversos itens do Portal, em especial, as possibilidades pedagógicas, os recursos didáticos, a participação dos usuários por meio de comentários, e os conteúdos matemáticos. Além disso, o site propicia contribuições para o usuário, que pode adquirir conhecimento, informação, cultura e lazer, e também permite postagem de trabalhos. 

Referências

ALMEIDA, M. de. Educação Financeira e Cidadania. Revista Educatrix, São Paulo, 3.ed., p. 80-85, Editora Moderna, 2012. Disponível em:

<http://www4.moderna.com.br/educatrix/home_ed3.html>. Acesso em: 15 maio 2013.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais. Brasília, MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2013.

____. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, MEC/SEF, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2013.

____. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio +: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, MEC/SEF, 2002. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2013.

____. Ministério da Educação. Ministério da Ciência e Tecnologia. Portal do Professor. MEC/MCT: 2008. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html>. Acesso em: 13 fev. 2014.

CLAUDINO, L. P.; NUNES, M. B.; SILVA, F. C. da. Finanças pessoais: um estudo de caso com servidores públicos.In:SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 12., 2009, São Paulo. Anais… Disponível em:

<http://www.ead.fea.usp.br/semead/12semead/resultado/trabalhosPDF/724.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2013.

D’ÁGUA, S. V. N. de L.; ANDRADE, M. M. Formação e trabalho docente: demandas e desafios. In: OLIVEIRA, C. C. de.; MARIM, V. (Orgs.). Educação Matemática:contextos e práticas docentes. Campinas, São Paulo: Editora Alínea, 2010. p. 50-57.

MARIM, V. Formação Continuada do Professor que Ensina Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: um estudo a partir da produção acadêmico-científica brasileira (2003-2007). 2011. 217 f. Tese de Doutorado–Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em:

<http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12484>. Acesso em: 29 nov. 2012.

MARTINS, J. P. Educação financeira ao alcance de todos. São Paulo: Fundamento Educacional, 2004.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Conteúdo Básico Comum: Matemática ensinos Fundamental e Médio. 2008. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversa http://crv.educacao.mg.gov.br/SISTEMA_CRV/banco_objetos_crv/%7B4DA513B4-3453- 4B47-A322-13CD37811A9C%7D_Matem%C3%A1tica%20final.pdf is.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2013.

NOGAMI, O.; PASSOS, C. R. M. Princípios de Economia. São Paulo: Thomson, 5. ed., 2005.

PAIVA, A. M. S.; SÁ, I. P. Educação matemática crítica e matemática comercial e financeira na formação de professores.In:SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 21., 2010, Lisboa. Anais… Disponível em:

<http://magiadamatematica.com/diversos/artpub/EDUMATEMCREMATEMFINANCFORM DEPROF.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2013.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ROSETTI JUNIOR, H.; SCHIMIGUEL, J. Educação Matemática Financeira e o endividamento de jovens no contexto do mundo do trabalho.In:ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador. Anais… Disponível em:

<http://www.lematec.net/CDS/ENEM10/artigos/PT/T16_PT36.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2013.

SANTOS, S. P. ; LISBOA, B. R. M. . Relações Étnicorraciais: Reflexões a Partir de uma Experiência no Portal do Professor do Ministério da Educação. In: IX SEMINÁRIO RACISMO E EDUCAÇÃO & VIII SEMINÁRIO DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA, 2013, UBERLÂNDIA. Anais…,2013.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MARIM, V. Coleção Saber Matemática 4º ano. São Paulo: FTD, 2008.

STRATE, A. B. S.; HAETINGER, C. Implicações provenientes da elaboração de um orçamento familiar. In: MOSTRA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS, 2., 2009, São Carlos. Anais… Disponível em:

<http://www.univates.br/files/files/univates/editora/ebooks/anais_ii_ppgece/implicacoes.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2013.

THEODORO, F. R. F.; GINDRO, W.; COLENCI JUNIOR, A. A Educação Econômico-

Financeira como Tema Transversal nos Cursos de Tecnologia.In:WORKSHOP DE PÓS- GRADUAÇÃO E PESQUISA, 5.,2010, São Paulo. Anais… Disponível em:

<http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/pos-graduacao/workshop-de-pos-graduacao-e- pesquisa/anais/2010/Trabalhos/gestao-e-desenvolvimento-da-formacao- tecnologica/Trabalhos%20Completos/THEODORO,%20Flavio%20Roberto%20Faciolla.pdf>

. Acesso em: 17 jun. 2013.

TOMAZ, V. S.; DAVID, M. M. M. S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da Matemática em sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

Publicado
2014-12-20
Como Citar
MARIM, V.; SANTOS, H. DA S. Portal do Professor: análise das contribuições pedagógicas para o ensino de matemática financeira. Perspectivas da Educação Matemática, v. 7, n. 14, 20 dez. 2014.