A Produção de Significados de Estudantes do Ensino Fundamental para Tarefas de Educação Financeira

Marcelo Bergamini Campos, Amarildo Melchiades da Silva

Resumo


Este trabalho se inclui numa frente de pesquisa que tem como objetivo a inserção do tema Educação Financeira nas escolas na perspectiva da Educação Matemática. Neste artigo apresentamos uma análise das respostas de estudantes quando estimulados a produzirem significados para tarefas de Educação Financeira. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação e foi desenvolvida em uma escola da rede pública de ensino do estado de Minas Gerais com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. A elaboração das tarefas, os pressupostos teóricos que orientaram o estudo e a análise das ações enunciativas dos sujeitos fundamentaram-se no Modelo dos Campos Semânticos.  As informações decorrentes desse estudo, associadas a outras investigações em curso, têm como finalidade uma melhor compreensão de como os estudantes do Ensino Fundamental pensam e operam em situações envolvendo dinheiro.

Texto completo:

P. 283-298

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