Formulação de Problemas no Eixo de Produto de Medidas: uma proposta para o ensino de multiplicação e divisão no campo conceitual multiplicativo

  • Renan Oliveira Altoé Centro Educacional São Camilo - ES
  • Rony Cláudio de Oliveira Freitas Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória
Palavras-chave: Formulação de problemas, Campo conceitual multiplicativo, Produto de medidas, Engenharia didática

Resumo

Neste artigo, analisamos o potencial educativo de uma proposta de Formulação de Problemas, intitulada “Um dever de casa desafiador”, desenvolvida para discutir multiplicação e divisão no eixo de Produto de Medidas, em especial, na classe de Configuração Retangular. Seguindo as fases da Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, de natureza experimental, elaboramos a atividade em parceria com a professora regente de um 5º ano, de uma escola do Município de Vargem Alta - ES, cuja aplicação envolveu os estudantes em investigação e formulação de seus próprios problemas de matemática. Os resultados revelaram que a proposta é potencialmente interessante para o ensino das operações aritméticas abordadas e, principalmente, fortalecem a Formulação de Problemas como uma importante estratégia pedagógica para o ensino de matemática.

Biografia do Autor

Renan Oliveira Altoé, Centro Educacional São Camilo - ES

Mestre em Educação em Ciências e Matemática. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3634-4166

Rony Cláudio de Oliveira Freitas, Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória

Doutor em Educação. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9044-3109

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Publicado
2020-05-24
Como Citar
OLIVEIRA ALTOÉ, R.; DE OLIVEIRA FREITAS, R. C. Formulação de Problemas no Eixo de Produto de Medidas: uma proposta para o ensino de multiplicação e divisão no campo conceitual multiplicativo. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 32, p. 1-23, 24 maio 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)