O Ensino de Perspectiva para Alunos do Ensino Médio num Ambiente de Geometria Dinâmica

  • Lucas Cunha Bastos Rede Estadual do Ceará
  • Maria Elisa Esteve Lopes Galvão Universidade Anhanguera de São Paulo
  • Vera Helena Giusti de Souza 3 Instituto de Matemática e Estatística – USP
Palavras-chave: Perspectiva, Geometria Dinâmica, Geometria de Posição

Resumo

Apresentam-se resultados de uma proposta de ensino de Geometria para alunos do Ensino Médio, ampliados a partir do trabalho apresentado no VII SIPEM. A partir do desenvolvimento histórico de técnicas para a representação plana de figuras espaciais, procurou-se suporte teórico para essas representações em Parzysz e Gutiérrez para elaborar atividades que exploram técnicas de construção de imagens em perspectiva com Geometria Dinâmica. A análise dos dados evidencia que usar um software pode despertar interesse por construções geométricas e Geometria e embora mostre limitações no aprendizado de conceitos que dependem de conhecimentos prévios, alguns foram assimilados pela maioria, mostrando que um trabalho dessa natureza pode promover aprendizagem em Geometria.

Referências

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Publicado
2019-12-06
Como Citar
BASTOS, L. C.; GALVÃO, M. E. E. L.; SOUZA, V. H. G. DE. O Ensino de Perspectiva para Alunos do Ensino Médio num Ambiente de Geometria Dinâmica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 28, p. 38-55, 6 dez. 2019.
Seção
Situações de ensino e aprendizagem de matemática