Educação Financeira e Matemática Financeira - Uma Possibilidade Pela Educação Matemática

  • Clístenes Lopes da Cunha Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)
  • João Bosco Laudares Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG
Palavras-chave: Matemática Financeira, Ensino Médio, Educação Financeira, Resolução de problemas, Análise de Erro.

Resumo

Neste artigo apresentamos alguns resultados de uma pesquisa qualitativa já divulgados, parcialmente, no VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (VII SIPEM). Em levantamentos nos livros didáticos, não foram encontradas atividades que promovessem a Educação Financeira no Ensino Médio de forma significativa. A investigação teve como objetivo elaborar atividades de intervenção pedagógica passíveis de promover reflexão de ordem financeira por parte dos estudantes e professores, problematizando questões da Matemática Financeira para atingir a Educação Financeira pela Resolução de Problemas. Os temas trabalhados tinham cunho econômico-financeiro no contexto da Matemática Financeira e, segundo orientações da Matriz de Referência do Novo ENEM. Atividades foram aplicadas a estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. A análise dessas atividades se deu de forma qualitativa e os resultados foram tratados segundo os parâmetros da Resolução de Problemas, sendo cumprido o objetivo da pesquisa, o de ressignificar a Matemática Financeira por parâmetros da Educação Financeira.

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Publicado
2019-12-11
Como Citar
LOPES DA CUNHA, C.; BOSCO LAUDARES , J. Educação Financeira e Matemática Financeira - Uma Possibilidade Pela Educação Matemática . Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 28, p. 74-91, 11 dez. 2019.
Seção
Situações de ensino e aprendizagem de matemática