Desenvolvimento dos Campos Conceituais Aditivo e Multiplicativo no Ensino dos Números Negativos: Uma Análise Crítica de Livros Didáticos

  • Renata Arruda Barros Instituto Federal do Rio de Janeiro/IFRJ
  • Taíssa da Silva Lima Boaventura Instituto Federal do Rio de Janeiro/IFRJ
Palavras-chave: Campos conceituais, obstáculos epistemológicos, livros didáticos, números inteiros.

Resumo

Nesse estudo, propomos uma análise crítica reflexiva em livros de matemática do sétimo ano do ensino fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático com a finalidade de investigar, à luz das teorias de campos conceituais de Gerard Vergnaud e obstáculos epistemológicos, como os conteúdos de números inteiros são abordados. A análise faz-se necessária diante das dificuldades encontradas no ensino aprendizagem de números inteiros na segunda fase do ensino fundamental.  As teorias estudadas são de grande relevância, pois mostram como se dá o aprendizado matemático e quais as dificuldades para o pleno entendimento dessa matéria. Elaboramos uma pesquisa bibliográfica sobre as teorias e, por fim, a análise reflexiva dos livros.

Referências

ARRUDA, J. P. de; MORETTI, M. T. Cidadania e Matemática: um olhar sobre os livros didáticos para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Contrapontos, n. 6, p. 423-437, setembro/dezembro de 2002.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1947.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Brasília: MEC,1997.

BRASIL. Guia de livros didáticos PNLD 2010: matemática. MEC, 2010.

BOYER, C. B. História da matemática. Trad. Elza F. Gomide. São Paulo: Edgard Blücher, 1974.

CENTURIÓN , M.; JAKUBOVIC, J. Matemática na medida certa – Matemática- 7º ano, São Paulo: Leya, 2015.

DANTE, L. R. Projeto Teláris – Matemática – 7º ano. São Paulo: Ática, 2016.

IGLIORI, S. B. C. Obstáculo epistemológico e Educação Matemática. In: Silvia D. A. Machado. (Org.). Didática da Matemática: Uma Introdução. 1 ed. São Paulo: EDUC, 2010, v. 1, p. 89-11.

MAZZIEIRO, A. dos S.; MACHADO, P. A. F. Descobrindo e aplicando a matemática, 7º ano: livro do professor. Belo Horizonte: Dimensão, 2015.

MOREIRA, M. A. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a pesquisa nesta área. Investigações em Ensino de Ciências (UFRGS), Porto Alegre, v. 7, n.1, 2002.

POMMER, W. Diversas abordagens das regras se sinais nas operações elementares em Z. Disponível: http://scholar.google.com.br/. Acesso em: 02 abr. 2012.

SCHUBRING, G. Análise histórica do livro didático de matemática: notas de aula. Tradução: Maria Laura Magalhães Gomes. Campinas: Autores Associados, 2003.

Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro – SEEDUC/RJ. Conexão Professor. Disponível em: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/curriculo_identificacao.asp.

Publicado
2019-12-11
Como Citar
ARRUDA BARROS, R.; DA SILVA LIMA BOAVENTURA, T. Desenvolvimento dos Campos Conceituais Aditivo e Multiplicativo no Ensino dos Números Negativos: Uma Análise Crítica de Livros Didáticos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 28, p. 113-131, 11 dez. 2019.
Seção
Situações de ensino e aprendizagem de matemática