FENÔMENOS PERIÓDICOS: uma sequência didática para a introdução de funções trigonométricas

  • Felipe de Almeida Costa Unicsul - Universidade Cruzeiro do Sul.
  • Marcio Vieira de Almeida Instituto Federal de São Paulo
Palavras-chave: Educação Matemática, Modelagem Matemática, Funções Trigonométricas e Aprendizagem Significativa.

Resumo

Esta investigação é um excerto de uma dissertação concluída, que teve como objetivo demonstrar as atividades que foram utilizadas para desencadear a aprendizagem dos conceitos de funções trigonométricas. Utilizamos a modelação de um fenômeno para que os alunos percebessem as regularidades presentes ao realizarem as projeções horizontais e verticais de uma bolinha presa a uma roda de bicicleta. Para o seu desenvolvimento realizamos a observação participante e a análise documental. Os referenciais teóricos utilizados contemplam os estudos sobre a teoria da aprendizagem significativa e a modelagem matemática. De modo geral, como resultados, identificamos uma nova perspectiva para a introdução do conceito de funções trigonométricas.

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Publicado
2019-12-11
Como Citar
DE ALMEIDA COSTA, F.; VIEIRA DE ALMEIDA, M. FENÔMENOS PERIÓDICOS: uma sequência didática para a introdução de funções trigonométricas. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 28, p. 132-148, 11 dez. 2019.
Seção
Situações de ensino e aprendizagem de matemática