Conceitos e teoremas-em-ação de estudantes do sétimo ano em problemas de configuração retangular

  • Gabriela dos Santos Barbosa Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ-FEBF
Palavras-chave: Teoria dos Campos Conceituais. Campo Multiplicativo. Configuração Retangular. Ensino Fundamental.

Resumo

Neste artigo analisamos o desempenho e as estratégias de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental na resolução de situações do campo multiplicativo identificadas como situações de configuração retangular. Classificamos os níveis de raciocínio e descrevemos os conceitos e teoremas-em-ação empregados por eles. Estes são termos empregados na Teoria dos Campos Conceituais para designar os conhecimentos presentes nos esquemas mobilizados pelos estudantes numa situação problema. Coletamos os dados por meio da aplicação de um teste para estudantes de uma escola pública do Rio de Janeiro, e entrevista com os mesmos. Os resultados apontam para as dificuldades dos estudantes ao lidarem com tais situações. Os índices de erros são altíssimos e se elevam quando a situação requer uma divisão para sua solução. Todavia reconhecemos que, mesmo errando, os estudantes possuem conhecimentos que podem servir de base para a superação de ideias equivocadas e construção de conceitos associados às operações.

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Publicado
2019-12-11
Como Citar
DOS SANTOS BARBOSA, G. Conceitos e teoremas-em-ação de estudantes do sétimo ano em problemas de configuração retangular. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 28, p. 168-185, 11 dez. 2019.
Seção
Situações de ensino e aprendizagem de matemática