Interdisciplinaridade e formação profissional no contexto das Feiras de Matemática no Espírito Santo
Resumo
As Feiras de Matemática já são realizadas no Brasil há mais de trinta anos. Ao longo destes anos, têm se constituído em um profícuo lócus de formação de professores e alunos, propiciando um espaço de troca de experiências e de socialização de práticas que de fato ocorrem em sala de aula, provocando novos sentidos para o ensinar e o aprender Matemática. Considerando as possibilidades de integração de componentes curriculares da Educação Profissional Técnica de Nível Médio a partir de experiências com projetos de Feira de Matemática, esse estudo analisa projetos apresentados no Espírito Santo, entre 2015 e 2017. Para análise, consideramos os documentos curriculares e pressupostos teóricos que tratam da articulação entre formação geral e profissional, do conceito de interdisciplinaridade e dos cenários de investigação. Ao final, apesar de entender que a construção de uma matriz curricular exige a organização dos conhecimentos em disciplinas, concluímos que a interdisciplinaridade proposta nos projetos de Feiras de Matemática promove a reconstituição da totalidade do conhecimento científico a partir relação entre conceitos de diferentes componentes curriculares, da formação básica e da formação profissional.
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