Entre contextos opressivos e reguladores: a Modelagem como possível resistência à Cultura da Performatividade
Resumo
Este artigo tem por objetivo refletir e discutir possibilidades de resistência à ordem opressora e reguladora que se processa no contexto educacional vigente. Para isso, partimos dos dados produzidos pelas falas de professores que participaram de um curso de formação, cujos resultados foram discutidos em uma pesquisa de doutorado. Pautados em uma abordagem qualitativa, fizemos uma releitura dos dados e evidenciamos o quanto o professor está imerso em um contexto opressivo, o qual muitas vezes nem percebe, em decorrência dos instrumentos coercitivos que existem. Entendemos a Modelagem como uma possível forma de resistência à ordem vigente, nas aulas de Matemática, no sentido de que identificamos situações-limites e propusemos inéditos-viáveis, que contemplem as necessidades dos estudantes e que sejam exequíveis para os professores. No nosso entendimento, esse movimento pode contribuir para o reconhecimento da Matemática como um instrumental para tornar o indivíduo mais crítico, reflexivo e capaz de transformar seu contexto.
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