FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ESPAÇO COLETIVO ESCOLAR

  • Eduardo Gomes Vieira Vicentino
  • Nielce Meneguelo Lobo da Costa
Palavras-chave: Formação Continuada. Professor de Matemática. Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). Contexto de Trabalho Escolar.

Resumo

Este artigo refere-se à pesquisa de campo realizada em escola da rede estadual de São Paulo, cujo objetivo foi analisar o processo de formação continuada de professores de Matemática ao longo das reuniões de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo). A metodologia foi qualitativa do tipo estudo de caso e a coleta de dados feita por observação desses encontros de HTPC durante um semestre, por entrevistas semiestruturadas e pela aplicação de questionários e acompanhamento em sala de aula dos docentes participantes do estudo. Investigamos o processo contínuo de aprendizagem dos professores de matemática no contexto real de trabalho. A conclusão foi de que nesse espaço formativo os professores de matemática devem ser vistos como intelectuais que muito tem a ensinar e aprender com seus colegas, os quais necessitam oportunidades formativas também fora da escola, inseridas em políticas públicas que considerem o contexto real de trabalho das escolas públicas paulistas.

Referências

ANDRÉ, M. E. A. de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Ed. Brasília: Líber Livro Editora, 2005. 68 p.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. 336 p.

BOZZINI, I. C. T. A construção do espaço coletivo escolar: o HTPC em foco. 2005. 128f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria de Educação Fundamental. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9.394. Brasília, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 05 de outubro de 1988.

FULLAN, M; HARGREAVES, A. A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Trad. Regina Garcez. 2. Ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 136 p.

PONTE, J. P. Perspectivas de desenvolvimento profissional de professores de matemática. In: Ponte, J. P. et al. (Org.). Desenvolvimento profissional de professores de matemática: que formação? Lisboa: SEM-SPCE, 1995. p. 193-211.

PRADO, M. E. B. B. Educação à distância e Formação do professor: Redimensionando Concepções de Aprendizagem. 2003. 281 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2003.

SARESP 2007. Disponível em: <http://saresp.edunet.sp.gov.br/2007/>. Acesso em: 12 jun. 2008.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 256 p.

______. Formar professores como profissionais reflexivos. In NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote Instituto de Inovação Educacional, 1992. p. 78-91.

SOUSA, P. R. G. de. Horário de trabalho pedagógico coletivo ou horário de trabalho perdido?. 2007. 140f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.

VICENTINO. E. G. V. Educação Continuada do Professor de Matemática do Ensino Médio no Espaço Coletivo Escolar. 2009. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2009.

Publicado
2020-03-05
Como Citar
GOMES VIEIRA VICENTINO, E.; MENEGUELO LOBO DA COSTA, N. FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ESPAÇO COLETIVO ESCOLAR. Perspectivas da Educação Matemática, v. 4, n. 7, p. 7-22, 5 mar. 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)