O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A ESCRITA

  • Dione Lucchesi de Carvalho
Palavras-chave: Licenciatura em Matemática, narrativas de aulas de matemática, constituição profissional do professor que dá aulas de matemática.

Resumo

Este artigo narra refl exivamente diferentes olhares para escrita do professor que dá aulas de matemática.
Estes olhares foram se constituindo durante nossa carreira profi ssional em interlocução com textos
produzidos por pesquisadores da academia, professores da escola básica e, principalmente, licenciandos
em matemática. Elaboramos um histórico desta constituição destacando o aspecto não linear do processo
como as diferentes concepções demandaram o reelaborar de crenças que nos pareciam evidentes e, de
certa forma, nos eram tão caras. As crenças advindas do tempo de aluna tiveram que ser abandonadas e,
com o passar do tempo, reelaboradas na concepção de um professor que é um profi ssional produtor de
conhecimento da prática. Na constituição deste profi ssional, o registro escrito de suas experiências e de
suas refl exões exerce um papel crucial.

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Publicado
2020-03-05
Como Citar
LUCCHESI DE CARVALHO, D. O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A ESCRITA. Perspectivas da Educação Matemática, v. 4, n. 7, p. 23-38, 5 mar. 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)