POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DO USO DA INTERNET NA ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINO DA MATEMÁTICA

  • Tania Marli Rocha Garcia
  • Mariam Godoy Penteado
Palavras-chave: Formação Inicial de Professores de Matemática. Internet. Trabalho com Projetos.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender como futuros professores de matemática se apropriam dos recursos disponíveis na Internet como subsídio para a preparação de aulas a serem ministradas no seu estágio de docência. Utilizando uma abordagem de pesquisa qualitativa, de caráter interpretativo, foi realizada uma investigação sobre o uso da Internet no contexto de um trabalho com projetos. Os resultados destacam duas situações: a primeira mostrando o que ocorre quando os futuros professores atuam como usuários de alguns recursos da Internet, compreendendo-a como um espaço a ser explorado; a segunda apresenta os sentimentos e impressões dos futuros professores quando atuam como autores, produzindo e divulgando informações na Internet, vista então, como um espaço a ser habitado. A análise dos dados apresenta algumas possibilidades e desafios que as tecnologias digitais trazem para a formação inicial de professores de Matemática, especialmente quando se articulam ao trabalho com projetos.

Referências

CASTELLS, M. (2003). A galáxia da internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
KENSKI, V. M. (2003). Tecnologias e ensino presencial e a distância. São Paulo: Papirus.
LÈVY, P. (1993). As tecnologias da inteligência – o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34.
MAGDALENA, B. C.; COSTA, I. E. T. (2003). Internet em sala de aula – com a palavra os professores. Porto Alegre: Artmed.
MARIOTTI, M.A. & BARTOLINI BUSSI, M.G. From Drawing to Construction: Teacher’s mediation within the Cabri Environment, Proceedings of the 22nd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, vol.3, Africa do Sul, pp. 247-254, 1998.
PENTEADO, M. G. (1999). Novos atores, novos cenários: discutindo a inserção dos computadores na profissão docente. In: BICUDO, M.A.V (org.) Educação Matemática: Concepções e Perspectivas (pp. 297-313). São Paulo: Ed. UNESP.
PENTEADO, M.G. (2001). Computer-based learning envrionments: risks and uncertaities for teacher. Ways of knowing Journal, 1 (2), 23–35. PÉREZ GÓMEZ, A. I. (2001). A cultura escolar na sociedade neoliberal. (Trad. Ernani Rosa). Porto Alegre: ARTMED. (Obra original publicada em 1998).
PONTE, J. P.; OLIVEIRA, H. e VARANDAS, J. M. (2003). O contributo das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional. In: FIORENTINI, D. (org.). Formação de Professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares (pp. 159-1920) Campinas: Mercado das Letras.
PRETTO, N. L. (1996). Uma escola sem/com futuro. Campinas: Papirus. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico.
WOLTON, D. (2003). Internet, e depois? uma teoria crítica das novas mídias. (Trad. Isabel Crossetti). Porto Alegre: Sulina. (Obra original publicada em 2000).
Publicado
2020-03-05
Como Citar
MARLI ROCHA GARCIA, T.; GODOY PENTEADO, M. POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DO USO DA INTERNET NA ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINO DA MATEMÁTICA. Perspectivas da Educação Matemática, v. 4, n. 7, p. 39-54, 5 mar. 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)