O USO DE JOGOS NO ENSINO DE NÚMEROS NATURAIS PARA O SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS ESTADUAIS EM UBERABA
Resumo
O estudo apresenta o uso do jogo Sudoku no ensino de números naturais para 131 (cento e trinta e um) alunos do sexto ano das escolas estaduais Professora Corina de Oliveira e Santa Terezinha em Uberaba e também a opinião de professores de matemática destas escolas em relação ao ensino de número naturais através de atividades lúdicas. O trabalho desenvolveu-se com a aplicação do jogo e de questionários específicos para os alunos e seus professores, buscando identificar como a utilização dos jogos pode auxiliar na construção do conhecimento dos números naturais. Os professores e a maioria dos alunos compartilham da opinião de que os jogos são uma maneira interessante de aprender, permitindo sair das consideradas aulas tradicionais e apresentar outra maneira de abordar o conteúdo “números naturais”.
Referências
CAIADO, Elen Campos. Como proceder com alunos desmotivados. [online] Equipe Brasil Escola, 2008. Disponível em:
GROENWALD, C. L. O.; TIMM, U. T. Utilizando curiosidades e jogos matemáticos em sala de aula. Trabalho acadêmico. Rio Grande do Sul, 2002. Disponível em:
MEC. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
MIRANDA, S. Do fascínio do jogo à alegria do aprender nas séries iniciais. Campinas: Papirus Editora, 2001.
OLIVEIRA, S. A. O lúdico como motivação nas aulas de Matemática. Jornal Mundo Jovem, edição nº 377, p. 5, jun. 2007. Disponível em:
PESSOA, G.; PAREDES, T. Uma proposta para o uso de jogos nas aulas de matemática: da fundamentação a confecção de jogos de estratégias. Anais do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM, Minicurso do GT 7 – Formação de Professores que Ensinam Matemática, 2004. Disponível em:
PIAGET, J. A psicologia da inteligência, Lisboa, Fundo de Cultura, 1967.
RAMOS, M. C. A. L. Jogar e brincar: representando papéis, a criança constrói o próprio conhecimento e, consequentemente, sua própria personalidade. Instituto Catarinense de Pós-Graduação – ICPG, 2008. Disponível em:
RIBEIRO, E. F. F.. O ensino da matemática por meio de jogos de regras. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Católica de Brasília, 2005. Disponível em:
RODRIGUEZ, R. C. M. C. (Re)Construindo a matemática. Fazer pedagógico - construções e perspectivas. Série Interinstitucional Universidade - Educação Básica, Ijuí, pp. 82-87, 1993.