O USO DE JOGOS NO ENSINO DE NÚMEROS NATURAIS PARA O SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS ESTADUAIS EM UBERABA

  • Ailton Paulo de Oliveira Júnior
  • Paloma de Lima Amaral
  • Alessandra Nepomuceno Prata
Palavras-chave: Ensino de Matemática. Ludicidade no Ensino. Jogos Matemáticos.

Resumo

O estudo apresenta o uso do jogo Sudoku no ensino de números naturais para 131 (cento e trinta e um) alunos do sexto ano das escolas estaduais Professora Corina de Oliveira e Santa Terezinha em Uberaba e também a opinião de professores de matemática destas escolas em relação ao ensino de número naturais através de atividades lúdicas. O trabalho desenvolveu-se com a aplicação do jogo e de questionários específicos para os alunos e seus professores, buscando identificar como a utilização dos jogos pode auxiliar na construção do conhecimento dos números naturais. Os professores e a maioria dos alunos compartilham da opinião de que os jogos são uma maneira interessante de aprender, permitindo sair das consideradas aulas tradicionais e apresentar outra maneira de abordar o conteúdo “números naturais”.

Referências

BARBOSA, S. L. P. Jogos matemáticos como metodologia de ensino aprendizagem das operações com números inteiros. Projeto de Intervenção Pedagógica na Escola apresentado ao Programa de Desenvolvimento Educacional da Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2008. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2010.
CAIADO, Elen Campos. Como proceder com alunos desmotivados. [online] Equipe Brasil Escola, 2008. Disponível em: . Acesso em 07 de dezembro de 2010.
GROENWALD, C. L. O.; TIMM, U. T. Utilizando curiosidades e jogos matemáticos em sala de aula. Trabalho acadêmico. Rio Grande do Sul, 2002. Disponível em: . Acesso em: 9 nov. 2010.
MEC. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
MIRANDA, S. Do fascínio do jogo à alegria do aprender nas séries iniciais. Campinas: Papirus Editora, 2001.
OLIVEIRA, S. A. O lúdico como motivação nas aulas de Matemática. Jornal Mundo Jovem, edição nº 377, p. 5, jun. 2007. Disponível em: . Acesso em: 18 out. 2010.
PESSOA, G.; PAREDES, T. Uma proposta para o uso de jogos nas aulas de matemática: da fundamentação a confecção de jogos de estratégias. Anais do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM, Minicurso do GT 7 – Formação de Professores que Ensinam Matemática, 2004. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2010.
PIAGET, J. A psicologia da inteligência, Lisboa, Fundo de Cultura, 1967.
RAMOS, M. C. A. L. Jogar e brincar: representando papéis, a criança constrói o próprio conhecimento e, consequentemente, sua própria personalidade. Instituto Catarinense de Pós-Graduação – ICPG, 2008. Disponível em: . Acesso em 17 de novembro de 2010.
RIBEIRO, E. F. F.. O ensino da matemática por meio de jogos de regras. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Católica de Brasília, 2005. Disponível em: . Acesso em: 13 out. 2010.
RODRIGUEZ, R. C. M. C. (Re)Construindo a matemática. Fazer pedagógico - construções e perspectivas. Série Interinstitucional Universidade - Educação Básica, Ijuí, pp. 82-87, 1993.
Publicado
2020-03-05
Como Citar
DE OLIVEIRA JÚNIOR, A. P.; DE LIMA AMARAL, P.; NEPOMUCENO PRATA, A. O USO DE JOGOS NO ENSINO DE NÚMEROS NATURAIS PARA O SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS ESTADUAIS EM UBERABA. Perspectivas da Educação Matemática, v. 4, n. 7, p. 81-94, 5 mar. 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)