O QUE PENSAM (FUTUROS) PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO ATRAVÉS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo
O presente estudo tem o objetivo de averiguar o que pensam (futuros) professores de Matemática com relação à Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas. O estudo envolveu alunos de um programa de formação inicial de professores de uma Universidade Pública Estadual do Maranhão. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionários e da observação através das atividades de resolução de problemas envolvendo proporcionalidade e Geometria. Os resultados mostram que no decorrer das discussões os (futuros) professores mudaram de opinião com relação a essa nova metodologia de ensino.
Referências
ALLEVATO, N. S. G. Associando o computador à Resolução de Problemas Fechados: Análise de uma Experiência. (2005). Tese. (Doutorado em Educação Matemática)-IGCE, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigações em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 2007.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: UPU, 1986.
ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem de Matemática através de resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. Pesquisas em Educação Matemática. São Paulo: UNESP, 1999, 199-220. ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Formação de Professores - Mudanças Urgentes na Licenciatura em Matemática. In: FROTA, M. C. R.; NASSE, L. (Org). Educação Matemática no Ensino Superior: pesquisas e debates. Recife: SBEM, 2009, 169-187.
POZO, J. I. A Solução de Problemas: aprender a resolver, resolver para aprender (Org). Porto Alegre: Artmed, 1998.
THOMPSON, A. G. Learning to Teach Mathematical Problem Solving: Changes in Teachers' Conceptions and Beliefs. In: CHARLES, R. I.; SILVER, E. A. (Ed.). The Teaching and Assessing of Mathematical Problem Solving. Virginia: Laurence Erlbaum Associates, 1989.
VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula tradução: Paulo Henrique Colonese. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
VIANNA, C. R. Resolução de Problemas. In: Futuro Congressos e Eventos. (Org.). Temas em Educação I - Livro das Jornadas 2002. Curitiba: Futuro Congressos e Eventos, 2002, p. 401-410.