TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM INICIAL DAS NOÇÕES DE PROBABILIDADE
Resumo
Neste artigo apresenta-se as contribuições e dificuldades dos professores em planejar e desenvolver uma trajetória hipotética de aprendizagem (THA) sobre noções iniciais de probabilidade para alunos do Ensino Médio. A justificativa da investigação vai ao encontro do que afirma Simon (1995) que existem muitas pesquisas na área de aprendizagem com abordagem construtivista, porém muito pouco dos seus resultados estão incorporados nas elaborações de aulas dos professores. Foi elaborada uma sequência de ensino de probabilidade e apresentada para três professores, inicialmente fazerem sugestões e, depois desenvolverem com os alunos, na expectativa de avaliar a THA e ao mesmo tempo elaborar novas hipóteses sobre o processo de ensino e aprendizagem de probabilidades em um trabalho conjunto entre o pesquisador e os professores envolvidos. A pesquisa mostra que os professores que participaram do estudo têm conhecimento da abordagem laplaciana na introdução do conceito de probabilidade, no entanto falta embasamento teórico sobre a possibilidade de apreensão da noção de probabilidade utilizando-se da confrontação dos enfoques frequentista e laplaciano. Este fato limitou as suas contribuições na elaboração e desenvolvimento da THA, conduzindo os professores a uma atitude mais contemplativa do que crítica em relação às atividades apresentadas.
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