Projetos na escola e o protagonismo da criança: diálogo com Reggio Emilia e a Educação Matemática Crítica

  • Aline Fernandes dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Elenilton Vieira Godoy UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Palavras-chave: Projetos. Abordagem Reggio Emilia. Ole Skovsmose. Protagonismo; Participação. Currículo escolar.

Resumo

O presente estudo insere-se na linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem por objetivo propor um diálogo entre os pressupostos teóricos, que fundamentam o trabalho com Projetos na Abordagem de Reggio Emilia, com as ideias do educador matemático Ole Skovsmose. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utilizou de um estudo bibliográfico como instrumento de coleta de dados. A Análise Textual Discursiva, que é um processo de construção e compreensão em que novos entendimentos emergem a partir dos dados coletados, foi utilizada na análise de dados. O estudo mostrou que o desenvolvimento de projetos visa a participação do aluno no processo educativo, possibilitando romper com amarras do ensino tradicional, desenvolvendo sua autonomia na construção do conhecimento. A ideia de desenvolvimento de projetos defendida por Skovsmose na matemática crítica e Reggio Emilia, não é apenas um jeito diferente de organizar uma atividade, mas outra forma de conceber a construção do conhecimento. Mais do que ensinar conteúdos, ambos incentivam a participação dos alunos partindo das dúvidas e inquietações trazidas por eles à sala de aula e de suas vivencias cotidianas.

Biografia do Autor

Aline Fernandes dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Mestre em Educação. Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná- UFPR na linha de pesquisa Cultura, escola e processos formativos. Professora Efetiva da rede Municipal de Chapecó. alineef@unochapeco.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0305-4795

Elenilton Vieira Godoy, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutor em Educação (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP). Docente do departamento de Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: elenilton@ufpr.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8081-5813.

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Publicado
2020-06-22
Como Citar
FERNANDES DOS SANTOS, A.; VIEIRA GODOY, E. Projetos na escola e o protagonismo da criança: diálogo com Reggio Emilia e a Educação Matemática Crítica . Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 32, p. 1-17, 22 jun. 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)