Análise dos Parâmetros de Itens de Matemática à luz da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI)

  • Wendel Melo Andrade Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Jorge Carvalho Brandão Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Maria José Costa dos Santos Universidade Federal do Ceará (UFC)
Palavras-chave: Itens de Matemática. Teoria Clássica dos Testes. Teoria de Resposta ao Item. Análise de Parâmetros.

Resumo

Objetiva-se com este artigo analisar os parâmetros de itens de matemática praticados nas avaliações externas, fundamentando-se nos pressupostos da TCT e da TRI. O procedimento metodológico utilizado contou com elementos de pesquisa bibliográfica e de pesquisa documental, por meio da realização de uma análise de itens do 5o ano do ensino fundamental, publicados em boletim pedagógico. Dentre os parâmetros estudados, destaca-se a capacidade de discriminação do item, a habilidade necessária para respondê-lo e a probabilidade de resposta correta dada por respondentes de baixa habilidade. Nas análises, foram considerados os preceitos da unidimensionalidade e interdependência local, a habilidade do respondente e os índices de discriminação, de dificuldade e de coeficiente bisserial. Percebeu-se que os procedimentos oriundos da TCT e da TRI possibilitam a identificação da proficiência do estudante, pois é possível estabelecer uma relação entre a probabilidade de um aluno responder corretamente a um item e suas habilidades na área do conhecimento avaliado.

Biografia do Autor

Wendel Melo Andrade, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: professorwendelmelo@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8921-7326

Jorge Carvalho Brandão, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC (PPGE/UFC). E-mail: profbrandao@ufc.br.
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4818-135X.

Maria José Costa dos Santos , Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC (PPGE/UFC). E-mail: mazzesantos@ufc.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9983-1653.

Referências

ANDRADE, D. F.; TAVARES, H. R.; VALLE, R. C. Teoria da resposta ao item: conceitos e aplicações. Associação Brasileira de Estatística. São Paulo: SINAPE. 2000.

BRASIL. Ministério da Educação – MEC. Relatório SAEB 2017. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Brasília: MEC/SEF, 2019.

CAED – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação. Guia de elaboração de itens: Matemática. Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Juiz de Fora: CAED, 2008.

CEARÁ. Secretaria da Educação Básica. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): Relatório Pedagógico – Análise de itens de matemática. Fortaleza: SEDUC/CESGRANRIO, 2005.

______. Secretaria da Educação Básica. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): Relatório Técnico-Pedagógico de matemática. Fortaleza: SEDUC/CESGRANRIO, 2006.

______. Secretaria de Educação Básica. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará: SPAECE 2006: Relatório Técnico-Pedagógico de matemática. Fortaleza: SEDUC; Rio de Janeiro: Fundação CESGRANRIO, 2007.

______. Secretaria de Educação Básica. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará: Boletim de gestão escolar. Juiz de Fora: CAEd/UFJF, 2012.

______. Secretaria de Educação Básica. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará: Boletim SPAECE 2018 – Relatório executivo. Juiz de Fora: CAEd/UFJF, 2019.

COELHO, E. C. Teoria da resposta ao item: desafios e perspectivas em exames multidisciplinares. Tese (Doutorado em Ciências). Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2014

COUTO, G.; PRIMI, R. Teoria de Resposta ao Item (TRI): conceitos elementares dos modelos para itens dicotômicos. Boletim de Psicologia, 2011, v. LXI, n. 134: p. 1-15. 2011.

CUNHA, D. A. A teoria de resposta ao item na avaliação em larga escala: um estudo sobre o Exame Nacional de Acesso do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT). Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, Rio de Janeiro, 2014.

FREITAS, L. C. de. Responsabilização, meritocracia e privatização: conseguiremos escapar ao neotecnicismo. Trabalho apresentado no III Seminário de Educação Brasileira, Cedes-Unicamp, 28 fev. a 01 mar. Campinas, 2011.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

KLEIN, R. Alguns aspectos da teoria de resposta ao item relativos à estimação das proficiências. Revista Ensaio: Avaliação Política Pública em Educação. 2013, v. 21, n. 78, p. 35-56. 2013.

LORD, F. M. Uma teoria das pontuações dos testes. Monografia psicométrica, v. 7, 1952.

MENDONÇA. J. Análise da eficiência de estimação de parâmetros da TRI pelo Software ICL. Dissertação (Mestrado em Estatística). Universidade Federal de Lavras – MG. Lavras, 2012.

MOREIRA JUNIOR, F. J. Aplicações da teoria da resposta ao item (TRI) no Brasil. Biometric Brazilian Journal, Jaboticabal, v. 24, n. 4, p.137-170, 2010.

PASQUALI, L. TRI – Teoria de Resposta ao Item: Teoria, Procedimentos e Aplicações. v. 1. Brasília: Editora Appris, 2018.

PASQUALI, L.; PRIMI, R. Fundamentos da Teoria da Resposta ao Item – TRI. Avaliação Psicológica, v. 2. p. 99-110. 2003.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, F. E. F. Teoria de Resposta ao Item (TRI) em avaliações de matemática na EEM Professor Gabriel Epifânio dos Reis. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT). Universidade Federal Rural do Seminário – UFERSA, Mossoró, 2015

SILVA, J. A.; BELLEMAIN, P. B.; BORBA, R. E. S. E. Análise de Itens da Provinha Brasil de Matemática referentes a Grandezas e Medidas. Perspectivas da Educação Matemática. Seção Temática. INMA/UFMS. v. 9, n. 21, p. 724-743. 2016.

SANTOS, M. J. C.; ORTIGÃO, M. I. R. Tecendo redes intelectivas na Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: relações entre currículo e avaliação externa (SPAECE). Revista REMATEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN: EDUFRN – Editora da UFRN, n. 22, p. 59-72, 2016.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

TAVARES, C. Z. Teoria da Resposta ao Item: uma análise crítica dos pressupostos epistemológicos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 24, n. 54, p. 56-76, jan./abr. 2013.

Publicado
2020-07-20
Como Citar
MELO ANDRADE, W.; CARVALHO BRANDÃO, J.; COSTA DOS SANTOS , M. J. Análise dos Parâmetros de Itens de Matemática à luz da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 32, p. 1-21, 20 jul. 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)