Análise dos Parâmetros de Itens de Matemática à luz da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI)
Resumo
Objetiva-se com este artigo analisar os parâmetros de itens de matemática praticados nas avaliações externas, fundamentando-se nos pressupostos da TCT e da TRI. O procedimento metodológico utilizado contou com elementos de pesquisa bibliográfica e de pesquisa documental, por meio da realização de uma análise de itens do 5o ano do ensino fundamental, publicados em boletim pedagógico. Dentre os parâmetros estudados, destaca-se a capacidade de discriminação do item, a habilidade necessária para respondê-lo e a probabilidade de resposta correta dada por respondentes de baixa habilidade. Nas análises, foram considerados os preceitos da unidimensionalidade e interdependência local, a habilidade do respondente e os índices de discriminação, de dificuldade e de coeficiente bisserial. Percebeu-se que os procedimentos oriundos da TCT e da TRI possibilitam a identificação da proficiência do estudante, pois é possível estabelecer uma relação entre a probabilidade de um aluno responder corretamente a um item e suas habilidades na área do conhecimento avaliado.
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