Possibilities of Dialogue between Physical Education and Mathematics through the Development of a Mathematical Modelling Practice

  • Ticiano Azevedo Bastos Secretaria da Educação do Estado de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-1259-5104
  • Milton Rosa Universidade Federal de Ouro Preto (Minas Gerais)
Keywords: Mathematical Modelling, Combinatorial Analysis, Training Prescription Sheets, Sociocritical Perspective, Training Gyms

Abstract

This article originated from a research developed in the Professional Master in Mathematics Education, at the Universidade Federal de Ouro Preto, through which 2nd year students in a private school in Minas Gerais, investigated the concepts of combinatorial analysis and its possibilities to analyze the training prescription sheets aiming to minimize the congestion of equipment among the users of the bodybuilding modality, in the training gyms during peak hours. The objective of this article is to present a possibility of dialogue between the fields of physical education and mathematics mediated by a practice of mathematical modelling based on its sociocritical perspective. The methodological approach used was an adaptation of the grounded theory, which guided researchers in the elaboration of data collection instruments, as well as in data analysis and interpretation of the results obtained in this study. Participants used their mathematical knowledge to analyze and elaborate prescription templates for training sheets, enabling the development of criticality and reflection on the practices adopted in the academies regarding the management of training and the quality of service offered by instructors, as well as on the role of mathematics in other fields of knowledge.

Author Biographies

Ticiano Azevedo Bastos, Secretaria da Educação do Estado de Minas Gerais

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2019), especialista em Educação Matemática pelo Centro Universitário de Caratinga - UNEC (2006) e graduado em Matemática, licenciatura plena, pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE (2004). Desde o ano de 2004 atuo na área da Educação, com experiência na docência de Matemática no Ensino Básico - Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio e no Ensino Superior na docência das disciplinas de Álgebra Linear, Cálculo Integral e Diferencial, Estatística e Probabilidade, Fundamentos de Matemática, Geometria Analítica, Matemática Financeira, Matemática Discreta e Pré Cálculo. Realizo pesquisas na área da Educação Matemática relacionadas à Modelagem Matemática. E-mail: ticianogvmg@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1259-5104.

Milton Rosa, Universidade Federal de Ouro Preto (Minas Gerais)

Possui licenciatura em Ciências/Matemática-Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto Amaral-FCLPAA (1983) e licenciatura em Pedagogia-FCLPAA (1994), em Amparo-SP. Especialização Educação Matemática-Etnomatemática/Modelagem-PUC/Campinas (1999). Mestrado Educação Matemática, California State University, Sacramento-CSUS (2000). Doutorado em Educacão, Liderança Educacional-CSUS (2010), Estados Unidos. Ambos diplomas revalidados pela USP. Pós-Doutorado em Educação-Etnomodelagem-USP (2015). Professor Associado II, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), atuando como professor/pesquisador desde 2011. Membro do Conselho Departamental-CEAD/UFOP (2016/2021). Membro (2014/2018) e membro suplente (2020/2022) do Colegiado do Mestrado Acadêmico em Educação Matemática-UFOP. Presidente Colegiado Curso Licenciatura Matemática,distância, CEAD/UFOP (2016/2021). Membro da Subcâmara das Llcenciaturas-UFOP, desde 2012. Membro Colegiado Curso Licenciatura Pedagogia, distância-CEAD/UFOP (2017/2021). Presidente Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso Licenciatura Matemática a distância-CEAD/UFOP, desde 2015. Membro suplente da Comissão Permanente de Internacionalização-CPInter/UFOP (2020/2022). Membro do North American Study Group on Ethnomathematics (NASGEm), Estados Unidos, desde 2000. Foi representante dos professores do Departamento de Educação Matemática (DEEMA), no Conselho Departamental-ICEB/UFOP (2016/2020) e membro do Comitê Gestor-UFOP (2014/2018). Atua como: a) Vice-coordenador Programa de Mestrado Acadêmico em Educação Matemática-UFOP (2018-2022), b) Presidente do International Study Group on Ethnomathematics-ISGEm (2020-2024). Estados Unidos, c) Editor do Journal of Mathematics and Culture (Qualis B4), Estados Unidos, desde 2011, d) Editor do Journal of Numerical Cognition, Alemanha, desde 2014, Editor do ISGEm Newsletter, Estados Unidos, desde 2020 e) Coordenador GT5-História da Matemática e Cultura-SBEM (2018/2021), f) Membro Diretoria - International Committee (IC) - Mathematics Education and Society-MES (2015-2021), g) Membro Diretoria-The International Community of Teachers of Mathematical Modelling and Applications?ICTMA (2017-2022). h) Membro Diretoria-Primeiro Tesoureiro-SBEM-MG (2019/2021), i) Membro Conselho Nacional Deliberativo (CND)-SBEM (2018-2021), j) Membro Conselho Nacional Editorial-CNE/SBEM (2019-2021), k) Membro Comitê Editorial de 18 periódicos e parecerista de 30 periódicos nacionais e internacionais, o) Membro do Comitê de Organização de 25 eventos nacionais e internacionais, p) Membro Conselho Nacional Editorial-SBEM (2019-2021), l) Orientação de 12 dissertações de mestrado concluídas, m) Coorientação de 3 dissertações de mestrado concluídas, n) Orientação de 3 iniciações científicas concluídas. Consultar Lattes para detalhamento de produções científicas (artigos, capítulos e livros, publicações em anais de eventos) - todas as produções são devidamente comprovadas. Atuou como: a) Diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática-Regional Minas Gerais-SBEM-MG (2015/2018), b) Vice-coordenador GT5-SBEM (2015-2018) e c) Membro Diretoria-International Study Group on Ethnomathematics-ISGEm (2014-2019). Foi coordenador de: a) Grupo de Estudo em Etnomatemática, ICME-13, Alemanha (2016) e b) Diretor do Tema: Aspectos Socioculturais da Matemática, XV CIAEM, México (2019). Organizou e escreveu livros e escreveu capítulos e artigos qualificados em inglês, espanhol e português. Foi palestrante, participou de mesas-redondas e coordenou sessões em congressos nacionais e internacionais. É membro de corpo editorial e parecerista de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência em Educação Matemática nas áreas: Etnomatemática, Modelagem, Etnomodelagem, Currículo e Instrução, Liderança Educacional, Educação Inclusiva e Educação a Distância. Desde 03/2019 é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. E-mail: milton.rosa@ufop.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5190-3862.

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Published
2021-06-22
How to Cite
BASTOS, T. A.; ROSA, M. Possibilities of Dialogue between Physical Education and Mathematics through the Development of a Mathematical Modelling Practice. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-25, 22 Jun. 2021.