A Necessária Mudança de Foco na Formação de Professores de e que Ensinam Matemática: Discussão de Tarefas para a Formação e o Desenvolvimento do Conhecimento Interpretativo

portugues

  • Miguel Ribeiro Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Gabriela Gibim Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Carla Alves Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Palavras-chave: Conhecimento Interpretativo, Formação de Professores, Fração.

Resumo

Considera-se o conhecimento do professor como sendo especializado, para a sua atuação docente no que tange ao conhecimento do conteúdo e ao conhecimento pedagógico do conteúdo. Assumindo que cada área profissional demanda um conhecimento específico, a formação de professores deverá preocupar-se com as especificidades desse conhecimento para formar profissionais. Para que os alunos entendam, o professor deverá assumir como ponto de partida, para as discussões, o que os alunos já conhecem e como conhecem, o que demanda um conhecimento matemático específico que denominamos de Conhecimento Interpretativo. Este texto discute a necessidade e a importância de uma mudança de foco na formação de professores com vistas a capacitar profissionais para uma atuação docente que busque desenvolver o entendimento matemático dos alunos. Com esse fito, apresenta-se e discute-se uma tarefa para a formação que tem por objetivo desenvolver o Conhecimento Interpretativo de (futuros) professores no âmbito das frações.

Biografia do Autor

Miguel Ribeiro, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. E-mail: cmribas78@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3505-4431.

Gabriela Gibim, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. E-mail: gabi.gibim@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7588-3579.

Carla Alves, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. E-mail: carla0934@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3435-7609.

Referências

ALMEIDA, M. V. R. de; RIBEIRO, M. Conhecimento Especializado de um formador de professores de Matemática ao ensinar o Teorema do Algoritmo da Divisão Euclidiana: um foco nos exemplos e explicações. Tangram, v. 3, 24 - 56, 2020.

ALMEIDA, A. R. de; RIBEIRO, M. Conhecimento especializado do professor que ensina matemática no tópico das frações: discutindo quantidades discretas. Revista Trilhas Pedagógicas, Pirassununga/ SP, v. 9, n. 11, p. 126-143, ago. 2019.

ALMEIDA, A.; RIBEIRO, M. Conhecimento Especializado do Professor no âmbito das Frações: uma discussão sobre a importância da unidade. In: BIANI, R. P.; LONGO, C. A. C.; LORENZATO, S. Constituindo aprendizagens e saberes em contextos formativos para o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática. Campinas, SP: FE/Unicamp, 2021, p. 47-73., 2021.

ALMEIDA, A.; RIBEIRO, M.; FIORENTINI, D. Knowledge of a mathematician to teach divisibility to prospective secondary school teacher. In: CONGRESS OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION -CERME, 11, 2019, Utrecht. Proceedings […]. Utrecht, the Netherlands: Freudenthal Group & Freudenthal Institute, Utrecht University and ERME., p. 3831–3838, February 5-10, 2019.

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content Knowledge for Teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389–407, 2008.

BAUMERT, J. et al. Teachers´Mathematical Knowledge, Cognitive Activation in the Classroom and Student Progress. American Educational Research Journal, v. 47, n. 1, p. 133–180, 2010.

BEHR, M. J. et al. Rational-Number Concepts. In: LESH, R.; LANDAU, M. (Eds.). Acquisition of Mathematics Concepts and Processes. New York: Academic Press, 1983. p. 91–123.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2018.

CALDATTO, M. E.; RIBEIRO, C. M. Especificidades do conhecimento do professor de matemática na e para a formação: uma discussão em torno do programa de complementação pedagógica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, p. 1–26, 2020.

CARRILLO, J. et al. The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, v. 20, n. 3, p. 236–256, 2018.

CARRILLO, J.; CONTRERAS, L. C.; ZAKARYAN, D. Avance de un modelo de relaciones entre las Oportunidades de Aprendizaje y Competencia Matemática. Bolema - Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 27, n. 47, p. 779–805, 2013.

CEDRO, W. L. Professores de Matemática em Formação Inicial: discutindo os motivos da atividade pedagógica. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande/ MS, v. 13, n. 33, p. 1-20, 19 set. 2020.

CLIMENT, N. El desarrollo profesional del maestro de Primaria respecto de la enseñanza de la matemática. 2002. Tese (Doutorado) - Departamento de Didáctica de las Ciencias y Filosofía, Universida de Huelva, Huelva, España, 2002.

COONEY, T. J. Research on teacher education. In search of common ground. Journal for Research in Mathematics Education, v. 25, p. 608–636, 1994.

DAVIS, B. Listening for differences: An evolving conception of mathematics teaching. Journal for Research in Mathematics Education, v. 28, n. 3, p. 355–376, 1997.

DAVIS, B.; SUMARA, D. Imagens desafiadoras de saber: ciência da complexidade e pesquisa educacional. Revista Internacional de Estudos Qualitativos em Educação, v. 18, p. 305 - 321, 2005.

DI MARTINO, P. et al. Prospective teachers’ interpretative knowledge: giving sense to subtraction algorithms. In: ZEHETMEIER, S. et al (Eds.). Proceedings ERME Topic Conference Mathematics Teaching, Resources and Teacher Professional Development. Hall: ERME: 2016.

DI MARTINO, P.; MELLONE, M.; RIBEIRO, M. Interpretative Knowledge. In: LERMAN, S. (Ed.). Encyclopedia of Mathematics Education. Cham: Springer International Publishing, 2019. p. 1–5.

ELIAS, H. R. Um ensaio teórico sobre saber mais matemática para ensinar. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande/ MS, v. 11, n. 27, 26 fev. 2019.

HALLMAN-THRASHER, A. Cycles of collective planning, enactment, reflection in elementary teacher education. In: BOSTON, M.; WEST, L. (Eds.). 2017 Annual Perspectives in Matehematics. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 2017.

HAREL, G. et al. The impact of number type on the solution of multiplication and division problems: Further considerations. In: HAREL, G.; CONFREY, J. (Eds.). The development of multiplicative reasoning in the learning of mathematics. New York: State University of New York Press, 1994, p. 365-388.

HOLM, J.; KAJANDER, A. “I Finally Get It!”: Developing mathematical understanding during teacher education, International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 43, n. 5, p. 563-574, 2011.

HUINKER, D. Examining dimensions of fractions operation sense. Reston, VA: NCTM National Council of Teachers of Mathematics, 2002.

JAKOBSEN, A.; RIBEIRO, M.; MELLONE, M. Norwegian prospective teachers’ MKT when interpreting pupils’ productions on a fraction task. Nordic Studies in Mathematics Education, 3-4. v. 19, p. 135–150, 2014.

JAKOBSEN, A.; THAMES, M.; RIBEIRO, M. Delineating issues related to horizon content knowledge for mathematics teaching. In: CERME, 8. Antalia, Turkie, 2013. Proceedings […] Antalia, Turkie, 2013.

KILPATRICK, J.; SWAFFORD, J.; FINDELL, B. Adding it up: Helping children learn mathematics. Washington, DC: The National Academies Press, 2001.

KLEIN, F. Elementary mathematics from an advanced standpoint: arithmetic, algebra, analysis. 3a ed. New York: Macmillan., 1932. v. 1.

LAMON, S. J. Rational numbers and proportional reasoning: Toward a theoretical framework. In: LESTER, F. (Ed.). Second handbook of research on mathematics teaching and learning. Charlotte - NC: Information Age Publishing, 2007. p. 629–668.

LAMPERT, M. What can research on teacher education tell us about improving quality in mathematics education? Teaching and Teacher Education, v. 4, n. 2, p. 157-170, 1988.

LILJEDAHL, P. Building Thinking Classrooms: Conditions for problem-solving. In: FELMER, P.; PEHKONEN, E.; KILPATRICK, J. (Eds.), Posing and Solving Mathematical Problems, n. Switzerland: Springer International Publishing, p. 361–386, 2016.

LORTIE, D. Schoolteacher: a sociological study. 2. ed. Chicago - EUA: The University of Chicago Press, 1975.

MA, L. Knowing and teaching elementary mathematics: teachers’ understanding of fundamental mathematics in China and the United States. Hillsdale, NJ: Gradiva, 1999.

MASON, J.; JOHNSTON-WILDER, S. Designing and using mathematical tasks. St Albans: Tarquin., 2006.

NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS - NCTM. Princípios e Normas para a Matemática escolar. Reston, VA: National Council of Teacher of Mathematics, 2012.

NEWSTEAD, K.; MURRAY, H. Young students’ constructions of fractions. In: INTERNATIONAL CONFERENCE FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 22. 1998 Stellenbosch - South Africa. Proceedings […]. Stellenbosch - South Africa, 1998.

NEWTON, K. J. An extensive analysis of pre-service elementary teachers: Knowledge of fractions. Journal of Mathematics Education in press, 2008.

NUNES, T.; BRYANT, P. Fractions: difficult but crucial in mathematics Learning. Teaching and Learning Research Programme, v. 13, 2006.

NYE, B.; KONSTANTOPOULOS, S.; HEDGES, L. V. How large are teacher effects? Educational Evaluation and Policy Analysis, v. 26, n. 3, p. 237-257, 2004.

PACELLI, T. et al. Collective discussions for the development of interpretative knowledge in mathematics teacher education. In: ICMI STUDY 25 - TEACHERS OF MATHEMATICS WORKING AND LEARNING IN COLLABORATIVE GROUPS. 2020, Lisboa. Anais. Lisboa/Portugal: 2020.

PINTO, H.; RIBEIRO, C. M. Conhecimento e formação de futuros professores dos primeiros anos - o sentido de número racional. Da Investigação às Práticas, v. 3, n. 1, p. 85-105, 2013.

POLICASTRO, M. S. et al. Kindergarten teacher’s knowledge to support a mathematical discussion with pupils on measurement strategies and procedures. In: CARLSEN, M.; ERFJORD, I.; HUNDELAND, P. S. (Eds.). Mathematics Education in Early Years. NA. Switzerland: Springer, 2020. p. 263–279.

POST, T. et al. Intermediate teachers' knowledge of rational number concepts. In: FENNEMA, E. et al. (Ed.). Papers from First Wisconsin Symposium for Research on Teaching and Learning Mathematics. Madison, WI: Wisconsin Center for Education Research, 1988. p. 194–219.

RIBEIRO, M. Discutindo o conhecimento especializado do formador de professores de e que ensinam matemática - um exemplo focando tarefas para a formação. In: Formação de Professores que ensinam matemática: processos, desafios e articulações com a educação básica. Brasília: SBEM, 2020, p. 241–263.

RIBEIRO, M.; ALMEIDA, A.; MELLONE, M. Desenvolvendo as especificidades do conhecimento interpretativo do professor: Conceitualizando tarefas formativas. No prelo.

RIBEIRO, M. Das generalidades às especificidades do conhecimento do professor que ensina Matemática: metodologias na conceitualização (entender e desenvolver) do conhecimento interpretativo. In: Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em educação matemática. Biblioteca do Educador. Brasil: SBEM, 2018. v. 13, p. 167–185.

RIBEIRO, M.; MELLONE, M.; JAKOBSEN, A. Prospective teachers’ knowledge in/for giving sense to students’ productions. Atas do PME 37, v. 4, p. 89–96, 2013.

RIBEIRO, M.; MELLONE, M.; JAKOBSEN, A. O papel do conhecimento interpretativo no desenvolvimento profissional do professor e do formador de professores. In: MESQUITA, C.; PIRES, M. V.; LOPES, R. P. (Eds.). Livro de atas do 1.o Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE). Bragança/Portugal: 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10198/11435. Acesso em 3 de dez. 2020.

RODRIGUES, M. U.; MISKULIN, R. G. S.; SILVA, L. D.; FERREIRA, N. C. Pibid como “Terceiro Espaço” na Formação de Professores de Matemática no Brasil. ´Pibid como “Terceiro Espaço” na Formação de Professores de Matemática no Brasil. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande/MS, v. 9, n. 19, 1 ago. 2016.

ROJAS, N. Caracterización del conocimiento especializado del profesor de matemáticas: un estudio de casos. 2014. Tese (Doutorado)- Universidad de Granada, Granada, Espanha, 2014.

SHULMAN, L. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, n. 15, v. 2, p. 4-14, 1986.

SMITH, M. S. Practice-based professional development for teachers of mathematics. Reston VA: The National Council of Teachers of Mathematics, 2001.

TARDIFF, M. Saberes docentes e formação profissional. 15. ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2002.

TIROSH, D.; GRAEBER, A. O. Evoking cognitive conflict to explore preservice teachers’ thinking about division. Journal for Research in Mathematics Education, v. 21, n. 2, p. 98-108, 1990.

YOUNG, E.; ZIENTEK, L. R. Fraction operations: an examination of prospective teachers’ errors. Investigations in Mathematics Learning, v. 4, n. 1, p. 1-23, 2011.

Publicado
2021-03-24
Como Citar
RIBEIRO, M.; GIBIM, G.; ALVES, C. A Necessária Mudança de Foco na Formação de Professores de e que Ensinam Matemática: Discussão de Tarefas para a Formação e o Desenvolvimento do Conhecimento Interpretativo. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-24, 24 mar. 2021.
Seção
Estudos na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática