Conceitualizando Tarefas Formativas para Desenvolver as Especificidades do Conhecimento Interpretativo e Especializado do Professor

Palavras-chave: Tarefas Formativas, Tarefas para a Formação, Conhecimento Interpretativo, MTSK

Resumo

Considera-se o conhecimento do professor como sendo especializado, no que concerne tanto ao conhecimento do conteúdo como ao conhecimento pedagógico do conteúdo. Portanto, a formação de professores deverá contribuir para desenvolver o conteúdo dessas especificidades que aqui se consideram na perspectiva do Conhecimento Interpretativo e do Mathematics Teachers Specialized Knowledge – MTSK. Considerando a centralidade das tarefas preparadas e implementadas para as aprendizagens dos resolutores, justifica-se a necessidade de conceitualizar tarefas especificamente desenhadas para a formação de professores que se foquem em desenvolver as especificidades do conhecimento profissional para a prática matemática. Tendo por base as especificidades do conhecimento do professor, apresenta-se e discute-se a conceitualização do que se denomina Tarefa Formativa e os seus elementos constituintes a partir de um exemplo no âmbito da subtração e um conjunto de reflexões associadas ao papel do pesquisador e formador a fim de desenvolver as especificidades do Conhecimento.

Biografia do Autor

Miguel Ribeiro, Universidade Estadual de Campinas
Alessandra Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Maria Mellone, University Federico II

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Publicado
2021-08-03
Como Citar
RIBEIRO, M.; ALMEIDA, A.; MELLONE, M. Conceitualizando Tarefas Formativas para Desenvolver as Especificidades do Conhecimento Interpretativo e Especializado do Professor . Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-32, 3 ago. 2021.
Seção
Problematizações sobre Formação Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemát