Os Conteúdos Matemáticos e as Realidades dos Alunos Camponeses: que articulações são realizadas pelos professores que atuam em escolas do campo?

  • Aldinete Silvino de Lima Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Iranete Maria da Silva Lima Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Abstract

Apresentamos um recorte da pesquisa desenvolvida sobre a articulação estabelecida por professores de escolas do campo entre os conteúdos matemáticos e as realidades vivenciadas pelos alunos. Tomamos por referência os estudos sobre a Educação do Campo e a Educação Matemática Crítica. Quatro professores de duas escolas das regiões Agreste e Sertão de Pernambuco participaram por meio de entrevistas semiestruturadas. Além disso, tivemos acesso, a partir dos cadernos dos alunos, às atividades matemáticas que os professores trabalharam durante três bimestres letivos. Os resultados da pesquisa mostram que, mesmo tendo formação em Educação do Campo, os professores raramente articulam os conteúdos matemáticos às realidades dos alunos camponeses, embora suas respostas indiquem que eles têm conhecimento destas realidades. Esses resultados apontam para a necessidade de as instituições formadoras investirem na formação inicial e continuada de professores que atuam em escolas do campo, para contribuir eficazmente com a emancipação dos sujeitos educativos do campo.

Author Biographies

Aldinete Silvino de Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Doutoranda do Prrograma de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC.
Iranete Maria da Silva Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Professora e Pesquisadora do Prrograma de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC.

References

ALCÂNTARA, L. O ensino de conteúdos estatísticos no ProJovem Campo - Saberes da Terra em Pernambuco. Dissertação de Mestrado. Recife: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE, 2012.

ALVES, I. A interpretação de gráficos em um ambiente computacional por alunos de uma escola rural do município de Caruaru-PE. Dissertação de Mestrado. Recife: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE, 2011.

ARAÚJO, F. Educação rural e a formação de professores no Brasil: gênese de uma experiência pioneira. Cadernos de História da Educação, v. 10 n. 2, p. 237-255, jul./dez., 2011.

ARROYO, M. Pedagogia do oprimido. In: CALDART, Roseli Salete. et al. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 555-563.

BARBOSA, L; CARVALHO, D; ELIAS, H. Educação do campo nas 10 edições do encontro nacional de educação matemática: uma retrospectiva. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba: SBEM, 2013. p. 1-15

BRASIL. Decreto-Lei Nº 7.352, de 5 de novembro de 2010. Política de Educação do Campo e o Programa de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1-2 5 nov., 2010. Seção 1, nº. 212.

______. Conselho Nacional de Educação. Resolução. Resolução n. 02 de 28 de abril de 2008. Diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Brasília, DF, 2008.

______. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 01 de 03 de abril de 2002. Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília, DF, 2002.

CALDART, R. A escola do campo em movimento. Currículo sem Fronteiras, v.3, nº.1, p. 60-81, Jan/Jun 2003.

CARVALHO, H.; COSTA, Francisco de Assis. Agricultura camponesa. In: CALDART, Roseli Salete et al. (Orgs.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 26-32.

D’AMBROSIO, U. O programa etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae, Canoas, v.10, nº.1, p. 7-16, jan. /jun., 2008.

DAMASCENO, A; GOMES, R. A cultura da farinha: uma proposta de ensino de matemática através dos saberes dessa tradição. Anais do II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Santos: SBEM, 2003.

FARIAS, M. O acompanhamento pedagógico e o ensino de matemática em escolas rurais: analisando concepções e práticas. 2010. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, 2010.

FERNANDES, B. Território camponês. In: CALDART, Roseli Salete. et al. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, São Paulo: Expressão Popular, 2012. p.744-748.

FIORENTINI, D. Rumos da pesquisa brasileira em educação matemática: o caso da produção científica em cursos de pós-graduação. Tese de Doutorado. Campinas: Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP, 1994.

GODOY, E. Currículo, cultura e educação matemática: uma aproximação possível? 2011. 201f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2011.

KNIJNIK, G. Regimes de verdade sobre a educação matemática de jovens e adultos do campo: um estudo introdutório. In: Anais do III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Águas de Lindóia: SBEM, 2006.

______, G. Etnomatemática e a educação no movimento dos trabalhadores sem terra. Anais do I Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Serra Negra: SBEM, 2000.

LIRA, S. Muito além das feiras da sulanca: a produção da confecção no Agreste/PE. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2011.

MACÊDO, M. Concepções de estudantes do campo sobre recursos para aprender matemática. 2010. 183 f. Dissertação de Mestrado. Recife: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnologia da UFPE, 2010.

MOLINA, M. Desafios teóricos e práticos na execução das políticas públicas de educação do campo. In: MUNARIM, A. et al. (Org.). Educação do campo: reflexões e perspectivas. 2. ed. rev. Florianópolis: Insular, 2011. p. 103-121.

MOLINA, M; FREITAS, H. (Org.) Educação do campo, Em Aberto, Brasília, v. 24, nº.85, p. 1-177, abr. 2011.

MONTEIRO, C; LEITÃO, V; ASSEKER, A. Ensinando matemática em contextos sócio-culturais de educação. Horizontes, São Paulo, v.27, nº.1, p. 69-78, jan./jun. 2009.

MUNARIM, A. Educação do campo: desafios teóricos e práticos. In: MUNARIM, A. et al. (Org.). Educação do campo: reflexões e perspectivas. 2. ed. rev. Florianópolis: Insular, 2011. p. 9-18.

______. Trajetória do movimento nacional de educação do campo no Brasil. Educação. Santa Maria, v. 33, n. 1, p. 57-72, jan./abr. 2008.

MUNARIM, A., BELTRAME, S., CONDE, S., PEIXER, Z. (Org.). Educação do campo: reflexões e perspectivas. 2. ed. rev. Florianópolis: Insular, 2011.

RIBEIRO, M. Educação rural. In: CALDART, R. et al. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 293-299.

______. Movimento camponês, trabalho e educação: liberdade, autonomia, emancipação: princípios/fins da formação humana. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. 1. reimpr. São Paulo: Autores Associados, 2012 (Coleção educação contemporânea).

SILVA, V. Práticas de numeramento e táticas de resistência de estudantes camponeses da EJA, trabalhadores na indústria de confecção. Tese de Doutorado. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG, 2013.

SKOVSMOSE, O. Um convite à educação matemática crítica. Tradução de Orlando de Andrade Figueiredo. Campinas, SP: Papirus, 2014 (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

______. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Tradução de Orlando de Andrade Figueiredo, Jonei Cerqueira Barbosa. Campinas, SP: Papirus, 2008 (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

______. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, 2001 (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

SOUZA, M. Educação do Campo: políticas, práticas pedagógicas e produção científica. Educação e Sociedade. Campinas, v. 29 n. 105 set./dez. 2008.

XXXXX, 2014.

Published
2016-08-01
How to Cite
LIMA, A. S. DE; LIMA, I. M. DA S. Os Conteúdos Matemáticos e as Realidades dos Alunos Camponeses: que articulações são realizadas pelos professores que atuam em escolas do campo?. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 19, 1 Aug. 2016.