A Integração das Tecnologias Digitais ao Ensino de Matemática: desafio constante no cotidiano escolar do professor
Abstract
O objetivo deste artigo é o de discutir e analisar os conhecimentos envolvidos no processo de integração das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) na prática do professor que ensina matemática na Educação Básica. A ideia central é discutir os aportes teóricos voltados ao processo de apropriação das tecnologias digitais no sentido de propiciar a construção e a reconstrução de conhecimentos representados no modelo do TPACK, o qual se constitui pela intersecção de três tipos de conhecimentos – conteúdo específico, pedagogia e tecnologia – e das conexões, interações, possibilidades e restrições entre eles. A partir das considerações teóricas e retratadas em várias pesquisas, destacamos um episódio que envolveu o planejamento e a realização de uma prática com o uso de software integrado ao conteúdo matemático, mostrando que levar o aluno a aprender e a pensar com as TDIC não é um processo simples, pois demanda do professor novas aprendizagens e reconstrução de conhecimentos, na perspectiva de desenvolvimento profissional.
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