Conhecimentos e Crenças que Emergem na Prática de um Professor de Matemática do Ensino Médio em suas Interações com um Livro Didático

  • Cristiano da Silva dos Anjos
  • Shirlei Paschoalin Furoni
  • Marcio Antonio da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Abstract

O objetivo desse artigo é analisar como conhecimentos e crenças de um professor de Matemática emergem em suas interações com livro didático. O estudo de crenças e conhecimentos foi orientado pela abordagem de Alba Thompson e Lee Shulman. Já os conceitos teóricos de Mathew Brown forneceram os aportes para a análise da relação entre os recursos pessoais do docente e os recursos curriculares do livro didático. O enfoque central deste estudo foi interpretativo, sendo que a produção dos dados baseou-se em entrevistas, observações e gravações de vídeo das práticas de um professor que atua no Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino do município de Campo Grande, MS. As analises apontam que as crenças do docente - baseadas num modelo de ensino centralizador e prescritivo - sobrepõem seus conhecimentos, as quais motivaram omissões conceituais no estudo da tangente de um ângulo agudo. Foi por esse viés que os improvisos e adaptações do docente pareceram subverter a proposta original do livro didático.

References

ANJOS, C. S. Crenças de um professor de Matemática que emergem em suas interações com um livro didático do ensino médio. 2014. 289f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2014.

ATAYDE, A. F. A abordagem de noção de função nos livros didáticos: possibilidades de investigação, exploração, problema e exercícios. Educação Matemática Pesquisa, v. 12, n. 3, 2011.

BROWN, M. W. Teaching by design: Understanding the intersection between teacher practice and the design of curricular innovations. Northwestern University, Evanston, IL, 2002.

_________. The Teacher – Tool Relationship: Theorizing the Design and Use of Curriculum Materials. In: REMILLARD, J.; LLOYD, G.; HERBEL-EISENMANN, B. (Ed.). Mathematics Teacher at Work: Connecting curriculum materials and classroom instruction. Series editor: Alan Schoenfeld, p. 17-36, 2009.

CONKLIN, M. Found in translation: A comparison of American, German, and Japanese mathematics texts and exercises. 2004. Doctoral dissertation, University of Maryland College Park, 2004.

CURI, E. Formação de Professores Polivalentes: conhecimentos para ensinar Matemática, crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 267p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

FAN, L.; ZHU, Y.; MIAO, Z. Textbook research in mathematics education: development status and directions. ZDM, v. 45, n. 5, p. 633–646, 1 set. 2013.

FURONI, S. P. Conhecimentos mobilizados por professores de Matemática do ensino médio em suas relações com livros didáticos. 2014. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2014.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2004.

GUEUDET, G., PEPIN, B., TROUCHE L. (Ed.). From text to 'lived’ resources: mathematics curriculum materials and teacher development. New York/Berlin: Springer, 2012.

GROSSMAN, P. L.; WILSON, S. M.; SHULMAN, L. Teachers of Substance: subject matter knowledge for teaching. In: MAYNARD, C.; REYNOLDS. (Ed.). Knowledge Base for the Beginning Teacher. For the American Association of Colleges for Teacher Education. Nova Iorque: Pergamon Press, 1989. p. 23-36.

IEZZI, G. et al. Matemática: Ciências e Aplicações. São Paulo: Saraiva, 2010.

NETO, F. S. Análise do letramento estatístico nos livros didáticos do Ensino Médio. 2008, Dissertação de Mestrado, Educação Matemática. São Paulo: PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008.

OLIVEIRA, J. R. Relações estabelecidas entre professores de Matemática do ensino médio e livros didáticos, em diferentes fases da carreira. 2014. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2014.

POWELL, A.B., FRANCISCO, J. M., MAHER, C.A. Uma Abordagem à Análise de Dados de Vídeo para Investigar o Desenvolvimento de Ideias e Raciocínios Matemáticos de Estudantes. Tradução: JUNIOR, A. O. In: BOLEMA. Rio Claro, SP: UNESP, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Ano 17 nº 21, p. 81-140, 2004.

REMILLARD, J. T.; HERBEL-EISENMANN, B. A.; LLOYD, G. M. (Ed.). Mathematics teachers at work: Connecting curriculum materials and classroom instruction. New York : Routledge, 2009.

SILVA, J. J. Filosofias da Matemática. São Paulo: Editora UNESP, 2007.

SILVA, M. A. Investigações sobre o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática, por intermédio de suas relações com os livros didáticos. Projeto aprovado na Chamada MCTI /CNPq /MEC/CAPES Nº 18/2012 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. 2012.

STAKE, Robert E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, February, 1986. p.4-14.

_______________Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review. v. 57, n.1 Febuary, 1987. p. 1-22.

THOMPSON, A. G. The relationship of teachers' conceptions of mathematics and mathematics teaching to instructional practice. Educational studies in mathematics, v. 15, n. 2, p. 105-127, 1984.

THOMPSON, A. Teachers beliefs and conceptions: a synthesis of the research. In: GROUWS, D. A. (Ed.). Handbook of research on mathematics teaching and learning. New York, NY: Macmillan, 1992.

VARELLA, M. Prova de demonstração na geometria analítica: uma análise das organizações didática e Matemática em materiais didáticos. 2010. Dissertação de Mestrado, São Paulo: PUC - Pontifícia Universidade Católica, 2010.

WILSON, S.; SHULMAN, L. S.; RICHERT, A. E. 150 ways of knowing: representations of knowledge in teaching. In: CALDERHEAD, J. (Ed.). Exploring teacher’s thinking. Cassell Educational Limited, 1987, p. 104-124.

Published
2015-12-16
How to Cite
ANJOS, C. DA S. DOS; FURONI, S. P.; SILVA, M. A. DA. Conhecimentos e Crenças que Emergem na Prática de um Professor de Matemática do Ensino Médio em suas Interações com um Livro Didático. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 17, 16 Dec. 2015.