Construção de Tarefas de Matemática como Tarefas de Aprendizagem Profissional: Exemplos do PIBID/MAT/UnB
Resumo
Este artigo descreve como eram elaboradas as tarefas de matemática no âmbito do projeto pioneiro do programa PIBID do departamento de Matemática da Universidade de Brasília, entre 2009 e 2015. Cinco tarefas, produzidas no âmbito desse projeto, são apresentadas. Apesar de dividirem os mesmos preceitos metodológicos - todas são tarefas exploratórias que visam o desenvolvimento do raciocínio - elas diferem tanto na determinação do contexto utilizado quanto nos conceitos matemáticos abordados. A primeira tarefa apresentada poderia se enquadrar no âmbito da Educação Matemática Realística. Com objetivos distintos, duas das tarefas descrevem jogos. Uma tarefa está inserida num contexto puramente matemático e a última propõe a construção de aproximações de uma esfera. Todas essas tarefas passaram por pelo menos um ciclo de aplicação e revisão/correção. A aplicação ocorreu em escolas de ensino básico em turmas reduzidas.
Referências
ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática Através da Resolução de Problemas: uma Nova Possibilidade para o Trabalho em Sala de Aula. In: VII REUNIÃO DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA DO CONE SUL. Anais[…] Águas de Lindóia-SP. 2006.
ALMEIDA, Igor André Ramos; GREBOT, Guy. Elaboração e Análise de uma Sequência Didática, no Contexto de Geometria, Baseada na Metodologia de Resolução de Problema e nos Níveis de Pensamento Geométrico dos Van-Hiele. In: V ENCONTRO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – V EBREM. 23 a 25 de setembro de 2011.
ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da Didática da Matemática. Curitiba. Editora UFPR, 2007.
ARAÚJO, Paulo Ventura. Geometria Diferencial. Coleção Matemática Universitária. IMPA. 1998.
BALL, Deborah Loewenberg.; THAMES, Mark Hoover.; BASS, Hyman; SLEEP, Laurie; LEWIS, Jennifer; PHELPS, Geoffrey. A practice-based theory of mathematical knowledge for teaching. In: Tzekaki, M., Kaldrimidou, M.; Sakonidis, C. (Eds.). Proceedings of the 33rd Conference of the Group for the Psychology of Mathematics Education, Vol. 1, 2009.p. 95-98.
BOLT, Brian. Matemáquina. Editora Gradiva. 1991.
BOURRIGAN, Maxime. Dobble et la Géométrie Finie. 2001. Disponível em: <http://images.math.cnrs.fr/Dobble-et-la-geometrie-finie.html>. Acesso em 30/1/2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CHRISTIANSEN, B.; WALTHER, G. Task and Activity. In: B. Christiansen, A. G. Howson, M. Otte (Eds.), Perspectives on mathematics education (pp. 243-307). Dordrecht: Reidel, 1986.
D´AMBRÓSIO, Beatriz Silva. Formação de Professores de Matemática para o Século XXI: o Grande Desafio. In: Pró-Posições. Campinas-SP: Cortez Editora/UNICAMP, v. 4, n. 1 (10). 1993.
FELIX, Angélica; GREBOT, Guy. O Sudoku como Ferramenta para o Desenvolvimento de Regras de Lógica na Aula de Matemática. In: VII CIBEM, Montevideo, Uruguai, 16-20 de setembro. p. 456-463. 2013. Anais[…].
FERREIRA, Andréia Cardoso. Geometria Projetiva: o Jogo Dobble. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Curitiba, 18-21 de julho. 2013. Anais[…].
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra. 48ª edição. 2014.
GREBOT, Guy; GASPAR, MariaTerezinha Jesus.; DÖRR, Raquel Carneiro. Experiências Matemáticas e Experiências com Alunos na Formação de Professores: Desdobramentos do Programa PIBID/MAT da Universidade de Brasília. In: VII CIBEM, Montevideo, Uruguai, 16-20 de setembro. p. 5099. 2013. Anais[...].
GREBOT, Guy; SZCZPANSKI, Kevin. Construção de Domos Geodésicos. In: VI ENCONTRO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – VI EBREM. 2013. Anais[...].
GREBOT, Guy; SZCZPANSKI, Kevin. Quantity of non-congruent struts in alternate division. Journal of Geometry, v. 107, p. 151-168. 2016.
LANGE, Jan de. There Is, Probably, No Need for This Presentation. In: Task Design In Mathematics Education, an ICMI Study 22. p. 287. 2015.
MONTEIRO, Maria Carolina Bonoto; GREBOT, Guy. Experiências com Matemática, Experiência com Alunos. In: 2o SIMPÓSIO NACIONAL DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Colégio militar de Brasília-DF, 14 a 16 de Agosto de 2015.
OLIVEIRA, Loryane Santos de; ARAMAN, Eliane Maria de Oliveira; TREVISAN, André Luis. Processos de Raciocínio Matemático em uma Tarefa Exploratória. PARADIGMA, 43(1), 01-21. 2022. disponível em: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p01-21.id1158
PIBID. - PIBID EDITAL Nº 23/2022. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/29042022_Edital_1692974_Edital_23_2022.pdf
PONTE, João Pedro da. Gestão curricular em Matemática. In: GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular (pp. 11-34). Lisboa: APM. 2005.
PONTE, João Pedro da; MATA-PEREIRA, Joana; HENRIQUES, Ana Cláudia.; QUARESMA, Marisa. Designing and using exploratory tasks. In: Margolinas, C. (Ed.). Task Design in Mathematics Education. Proceedings of ICMI Study 22. Oxford. p.491. 2013.
PONTE, João Pedro da; QUARESMA, Marisa; MATA-PEREIRA, Joana. Como Desenvolver o Raciocínio Matemático na Sala de Aula? Educação Matemática, Lisboa, 156, 7-11. 2020.
POPKO, Edward Stanley. Divided Spheres: Geodesic and the Orderly Subdivision on the Sphere. CRC, Boca Raton, 2012.
SILVER, Edward A.; CLARK, Lawrence M.; GHOUSSEINI, Hala N.; CHARALAMBOUS, Charalambos Y.; SEALY, Jenny T. Where is the mathematics? Examining teachers’ mathematical learning opportunities in practice-based professional learning tasks. J. Math. Teacher Educ. 10:261–277. 2007. DOI 10.1007/s10857-007-9039-7.
SOARES Maria Teresa Carneiro; BERTONI, Neuza Pinto. Metodologia da Resolução de Problemas. Disponível em:http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_24/metodologia.pdf. Acesso em: 29/01/2023.
SZCZPANSKI, Kevin; GREBOT, Guy. O Estudo da Esfera Através da sua Construção. VII CIBEM, Montevideo, Uruguai, 16-20 de setembro. p. 989. 2013. Anais[…].
TREVISAN, André Luis; RIBEIRO, Alessandro Jacques; PONTE, João Pedro. Professional Learning Opportunities Regarding the Concept of Function in a Practice-based Teacher Education Program. INTERNATIONAL ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS EDUCATION, e-ISSN: 1306-3030. Vol. 15, No. 2. 2020. em0563. https://doi.org/10.29333/iejme/6256.
WATSON, Anne; MASON, John. Taken-as-Shared: a review of common assumptions about mathematical tasks in teacher education. Journal of Mathematics Teacher Education, 10 (4-6) p205-215. 2007.
WATSON, Anne; OHTANI, Minoru. Themes and Issues in Mathematics Education Concerning Task Design: Editorial Introduction. In: Task Design In Mathematics Education, an ICMI Study 22. 2015.
WATSON, Anne.; THOMPSON, Denisse R. Design Issues Related to Text-Based Tasks. In: Task Design In Mathematics Education, an ICMI Study 22. p. 143. 2015.
Copyright (c) 2023 Perspectivas da Educação Matemática
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.