Reflexões sobre a Realidade em uma Atividade de Modelagem Matemática

  • Michele Regiane Dias Veronez UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná
  • Gabriele Granada Veleda UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná

Abstract

As discussões sobre realidade em Modelagem Matemática trazidas neste artigo se baseiam nas argumentações propostas por Negrelli (2008) no que se refere à subdivisão de realidade em realidade inicial e realidade intermediária. A caracterização de Modelagem Matemática assumida tem como foco o estudo de uma situação oriunda da realidade e, nesse sentido, a atividade de modelagem matemática ocorre quando se busca retratar tal realidade, compreendê-la e, talvez, nela interferir, por meio de conhecimentos matemáticos. A fim de compreender como um grupo de alunos de um curso de licenciatura em Matemática lidou com a situação da realidade em uma atividade de modelagem matemática, apresenta-se os recortes que eles fizeram com vistas a encontrar uma solução para o problema advindo da realidade em estudo. Os resultados sinalizam que os recortes adotados pelos alunos influenciaram na construção de uma realidade intermediária que permitiu responder ao problema da realidade inicial.

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Published
2016-12-28
How to Cite
VERONEZ, M. R. D.; VELEDA, G. G. Reflexões sobre a Realidade em uma Atividade de Modelagem Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 Dec. 2016.
Section
Artigos (fluxo contínuo)