"Beijos Escondidos": A Docência no Armário e o Silenciamento das Relações de Gênero nas Aulas de Matemática

Abstract

O presente texto objetivou a partir do enunciado discursivo “Sou professora de Matemática. Só sei sobre equação e geometria. Meu conhecimento é esse” no filme Beijos Escondidos (2016) refletir sobre as dimensões da heteronormatividade que impregnam no cotidiano escolar e compõem redes de poderes, controle e vigilância, promovem a (hetero)normalidade, produzem classificações, hierarquizações, privilégios, estigmatização, marginalização. Em um mundo em constante evolução, as narrativas do filme a performance de Catherine nos lembram da importância de desafiar as normas estabelecidas e criar um ambiente educacional que celebre a individualidade de cada estudante e a capacidade universal de se engajar e prosperar na linguagem da Matemática.

Author Biographies

Eliézer Reis Vicente, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (PPGECM/UFG). Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT/UEG). Especialista em Alfabetização, Letramento e Educação Infantil pela Faculdade IMES. Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG/RC). Graduando em Pedagogia e Sociologia pelo Centro Universitário Cidade Verde (UniCV). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1091636073095828. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5338-478X. E-mail: eliezervicentte@gmail.com.

Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Universidade Federal de Goiás

Licenciada, mestre e doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás. Professora associada da área de Ensino de Química na Universidade Federal de Goiás, orientando no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química-UFG e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG, coordenadora de área do PIBID/Química UFG campus Goiânia (Edição 2020), coordena o Programa Residência Pedagógica/Química (edição 2022), coordena o LEQUAL- Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas. Pesquisadora colaboradora da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química (RELAPEQ) desde a criação da rede em 2014. É pesquisadora do NUPEC-Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências da UFG. Vice-diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química nas gestões 2016-2018 e 2018-2020. Editora associada da seção de Educação da Revista Química Nova. Responsável pela seção "Relatos de Sala de Aula" da Revista Química Nova na Escola. Atuou como Coordenadora Pedagógica da área de Ciências da Natureza na avaliação do PNLD/2021. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de Química/Ciências, Educação Ambiental, políticas públicas e ensino de Química, jogos e atividades lúdicas voltadas para o ensino de Química e mídias no ensino de Química.

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Published
2024-11-06
How to Cite
REIS VICENTE, E.; ARAÚJO DA SILVA MESQUITA, N. "Beijos Escondidos": A Docência no Armário e o Silenciamento das Relações de Gênero nas Aulas de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 47, p. 21, 6 Nov. 2024.
Section
Debates contemporâneos sobre Gêneros (e/,) Sexualidades e Educação Matemática